Cinema e História no Novo Médio – a importância do audiovisual


Neste ano a Escola Monteiro incluiu, no Novo Médio, o curso de Cinema e História como disciplina complementar.

Ministrada pelo professor Marcio Vaccari, a novidade tem o intuito de acrescer os estudos e enriquecer o conhecimento dos alunos, bem como analisar as obras, considerando uma associação entre os temas tratados, as competências e habilidades do Enem.

Diferente do que muitos pensam, cinema não é apenas entretenimento. O audiovisual permite transportar o telespectador para uma realidade simbólica, e, ao mesmo tempo que cria ficção, é verossimilhante em muitos aspectos.

O professor Marcio Vaccari, que teve contato com a linguagem cinematográfica por meio da primeira turma do Curso de Cinema da Fafi, na década de 90, tanto na produção quanto na apreciação, fala com convicção que: “O Cinema não pode ser encerrado sob uma ou outra perspectiva; as obras ganham força no momento em que estabelecem uma interlocução com o espectador. A história contada na tela toma dimensões e provoca sensações diferentes a partir das experiências de cada um. Em processos formativos, é fundamental que consideremos essa perspectiva pessoal. Ela enriquece e perpetua não só o conhecimento, mas também o amor pela produção cultural”.

Material da segunda aula de Cinema e História

A linguagem e os elementos propriamente cinematográficos fornecem ao público a representação de um modelo do mundo real, provocando identificação do telespectador com o que está assistindo. Partindo desta perspectiva, o cinema amplia o pensamento crítico, pois consegue confrontar muitas das concepções individuais de quem está do outro lado da tela. Contribui, também, para a construção e desconstrução de ideias, criação e manutenção de valores, influenciando no imaginário e na subjetividade dos telespectadores.

Além de uma indústria, o cinema é um discurso – explica Antonio Costa no livro Compreender o Cinema, defendendo o pensamento do teorizador de filmes Christian Metz. E a Escola Monteiro acredita nesta abordagem como campo de conhecimento. Dispondo de um material complementar inédito, os alunos do Novo Médio têm a oportunidade de usufruir do Cinema, aliado à História, como ferramenta pedagógica que caracteriza um diferencial importante em sua formação, resultados nos processos seletivos e na construção de sua cidadania.

A disciplina complementar teve início no dia 20 de março e é ofertada todas as quartas, às 15h30min.

Talita Vieira.