Festa Junina 2019 – ciclo da vida através do café


Este ano, em nossa tão aguardada Festa Junina, celebraremos o café e as histórias ligadas a este precioso grão, uma bebida que se faz presente na mesa de todos os brasileiros.

Sua importância para a história do país – bem como para o nosso Estado – é notória: o grão se tornou o principal produto de exportação do Brasil Império e, hoje, tem o Espírito Santo como o segundo maior produtor do país. Durante muito tempo, o café foi considerado o ouro negro do Brasil. Ele é democrático e versátil, reúne todos os tipos de pessoas e faz parte da nossa identidade, caracterizando nossa alimentação e cultura.

O café, neste ano, também envolve projetos pedagógicos que contemplam todos os segmentos de ensino da Escola. Vem sendo abordado por diversas disciplinas. Como ele, nossa trajetória é longa e envolve muita história.

Nossa Festa Junina busca resgatar valores ligados ao cultivo da terra, à colheita dos grãos e à gratidão pela vida. O café foi tema de grandes artistas brasileiros, como Cândido Portinari e Heitor Villa-Lobos, no resgate de nossa cultura e generosamente nos empresta um pouco de seu aroma, cor e sabor para tornar nossa festividade ainda mais acolhedora.

Venham animados para nossa Festa Junina, que terá como tema “Café: o ouro negro do Brasil, de Portinari a Villa Lobos”!

Dianni Oliveira e Iclea Correa.