Médio


A partir de 2019, a Monteiro acrescenta uma nova configuração ao Ensino Médio.

Alinhado à proposta pedagógica da Escola de ensino humanizado, o Novo Médio traz, em seu bojo, algumas melhorias em relação ao formato adotado até então. Promovendo a sustentabilidade de valores na formação dos alunos para além dos vestibulares, a Monteiro considera as mudanças sociais e novas características que o mundo vem apresentando.  

Assim, apostamos no desenvolvimento de habilidades e de competências histórico-sócio-culturais dos alunos, proporcionamos a leitura de jornais impressos e televisivos com o acompanhamento dos professores, disponibilizamos espaços para produção coletiva e balcão para estudos individualizados em sala, garantido que a diversificação no mobiliário permita que os processos de ensino-aprendizagem se deem com respeito à diversidade dos indivíduos em todos os níveis. Também oferecemos aulas de complementação e de reforço para as disciplinas, incentivamos mais formas de reconhecimento do espaço público e estimulamos o despertar identitário por meio de estudos extraclasse e a livre manifestação de ideias. Promovemos debates, incitamos nossos alunos à sensibilização artística e investimos na capacitação para a produção de textos, com orientação individualizada, desde a 1ª série.

Estas ações estão sendo aplicadas por meio da oferta de novas disciplinas extracurriculares, novas metodologias e procedimentos para o enriquecimento do aprendizado e aprimoramento da formação dos alunos nesta fase final do Ensino Básico.

Outros aspectos de ampliação do rendimento estudantil considerados pela Monteiro são a concentração e o desempenho dos alunos do Médio. Para isso, o novo formato do segmento discente tem por estabelecido um novo horário de início das aulas, agora mais tarde, às 8h. Tal iniciativa pedagógica da Escola é pioneira no Estado.

Além disso, constantemente preocupados e dedicados à formação integral dos alunos como cidadãos, sustentamos nossos propósitos educacionais por meio de um quadro de profissionais qualificados, que trabalham a ética, o respeito às diferenças e a solidariedade, compartilhando um ambiente de reflexão e crítica, de debates e de autonomia com os alunos, cotidianamente.

Acreditamos que esta busca por diferenciação e modernização no Ensino Médio se repercute, como também se ampara, nos objetivos da Escola de conscientização dos alunos a respeito de sua própria história, de seu papel social e da importância de suas ações no mundo.

Nesta fase, não estamos preocupados somente com o vestibular. Acreditamos que o resultado nos exames é apenas conseqüência de um ensino com bases conceituais, procedimentais e atitudinais sólidas, pela aplicação de metodologias e currículo abertos às mudanças que acreditamos ser necessárias.

No nosso currículo, destacamos os temas trimestrais, nos quais as disciplinas se apoiam, ganhando significados e condições de andarem juntas.

Compartilhado pelos profissionais que dão sustentabilidade à qualidade das atividades educacionais, principalmente por todo o quadro de professores, o nosso Ensino Médio trabalha a ética, o respeito às diversidades e a solidariedade, a partir de um ambiente de reflexão, crítica, discussão e autonomia.