História


Em 1969, o Brasil vivia uma etapa de grande insegurança política com um governo que reprimia qualquer forma de manifestação de idéias libertárias.

Surge em diversas cidades do Brasil o desejo de se criar um espaço onde a criação não seja cerceada e que as crianças possam vislumbrar, através da decodificação de símbolos, a existência de outra forma de se gerir um país e de haver uma sociedade mais participativa. Este espaço aparece sob a forma de Escolinhas de Arte, onde a educação de uma forma alternativa podia experimentar novas formas, que privilegiassem a livre expressão como forma de comunicação e de documentação da construção de personalidade.

A arte é uma linguagem. A forma da produção das crianças pode ser “lida” e explicada como dependente da maneira de comunicar. O efeito do processo de produzir reflete na própria produção como um meio de decodificar o que está inserido.

É nesta época que surge a Escolinha de Artes “O Pica-pau” em 1969, a princípio instalada na Rua Chapot Presvot, Praia do Canto, Vitória.

Em seu primeiro ano de funcionamento a procura foi basicamente de crianças de 2 e 3 anos, percebendo-se então a necessidade de criação de uma pré-escola, que, com o mesmo perfil e com a mesma forma de privilegiar a expressão livre e o trânsito entre os diversos níveis da comunidade escolar, começou a funcionar em 1970.

Sempre atenta às famílias que procuravam uma continuidade de ensino-aprendizagem que trouxesse em seu bojo os ideais de liberdade e de uma proposta de construção do sujeito autônomo, reflexivo e crítico, foi criada em 1975 a 1ª série, e mais tarde, em 1980, a 5ª série, culminando com a criação do 2º Grau em 1998, completando o Ciclo do Ensino Básico.

Durante todos estes anos de atuação a Escola contou com influências de pessoas de formações variadas que contribuíram para a forma que foi sendo construída ao longo do tempo. Este fato, que é uma característica desta Escola que não se fecha a contribuições, mantendo sua linha mestra e sua identidade, a torna uma referência do que ela mesma levanta como meta de construção de cada um que venha a participar de sua comunidade.

 

Missão: Desenvolver protagonistas de um mundo melhor.

Visão: Ser referência em educação sistêmica no Estado.

Valores: Humanismo, empreendedorismo e sustentabilidade.