A Escola Monteiro completou 53 anos de história focada na expansão do ser humano, na valorização da individualidade e no incentivo ao crescimento dos alunos de forma ética, honesta e humanizada.
Criada em 1969, como uma escolinha de artes, a Monteiro cresceu e hoje funciona na Enseada do Suá, como uma escola de ensino fundamental e médio, e segue buscando na arte, nos esportes, na música e na ioga espaços para tornar o aprender uma experiência viva e bonita. É uma escola genuinamente capixaba, apaixonada por educação, transformação, cultura e conhecimento.
A Escolinha de Arte “O Pica-pau” surgiu, a princípio, instalada na Rua Chapot Presvot, Praia do Canto, Vitória, como um espaço onde a educação podia experimentar novos jeitos que privilegiassem a livre expressão na comunicação e como forma de documentação da construção de personalidades.
É preciso lembrar que a arte é uma linguagem. A maneira de produzir das crianças pode ser “lida” e explicada dependendo da forma com que se comunica. O efeito do processo de produção é refletido na própria arte como um meio de se decodificar o que está inserido na obra.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a procura foi, basicamente, de crianças de 2 e 3 anos, evidenciando a necessidade de criação de uma pré-escola, que, com o mesmo perfil e com a mesma forma de privilegiar a expressão livre e o trânsito entre os diversos níveis da comunidade escolar, começou a funcionar em 1970.
Na busca por sempre atender às famílias que procuravam uma continuidade de ensino-aprendizagem que trouxesse, em seu bojo, arte, cultura e uma proposta de construção do sujeito autônomo, reflexivo e crítico, foi criada, em 1975, a 1ª série, e, mais tarde, em 1980, a 5ª série, culminando na criação do 2º Grau, em 1998, completando, assim, o Ciclo do Ensino Básico.
Durante todos esses anos de atuação, a Escola contou com influências de pessoas com formações variadas, que contribuíram para a maneira com a qual a Instituição de Ensino foi sendo construída. Este aspecto é uma característica da Monteiro, que não se fecha a contribuições. Manter sua linha mestra e identidade é algo que a torna uma referência no que a própria Escola levanta como meta de desenvolvimento daqueles que vêm a participar de sua comunidade.
MISSÃO
Desenvolver pessoas para viver bem
no mundo em transformação.
VISÃO
Ser uma escola
com práticas pedagógicas inovadoras,
grande interação com a comunidade,
arte e cultura
VALORES
Humanização, empatia,
inovação e sustentabilidade.
A Escola Monteiro completou 50 anos de história focada na expansão do ser humano, na valorização da individualidade e no incentivo ao crescimento dos alunos de forma ética, honesta e humanizada.
Em 1969, ano de sua fundação, o Brasil vivia uma etapa de grande insegurança política com um governo que reprimia qualquer forma de manifestação de ideias libertárias.
Surgiram, então, em diversas cidades do Brasil, o desejo de se criar um espaço onde a criação não seja cerceada e que as crianças possam vislumbrar, através da decodificação de símbolos, a possibilidade de existência de uma sociedade mais participativa.
Este espaço apareceu sob a forma de Escolinha de Arte, onde a educação, de maneira alternativa, podia experimentar novos jeitos que privilegiassem a livre expressão na comunicação e como forma de documentação da construção de personalidades.
É preciso lembrar que a arte é uma linguagem. A maneira de produzir das crianças pode ser “lida” e explicada dependendo da forma com que se comunica. O efeito do processo de produção é refletido na própria arte como um meio de se decodificar o que está inserido na obra.
Foi com esta base que surgiu a Escolinha de Arte “O Pica-pau”, em 1969, a princípio, instalada na Rua Chapot Presvot, Praia do Canto, Vitória.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a procura foi, basicamente, de crianças de 2 e 3 anos, evidenciando a necessidade de criação de uma pré-escola, que, com o mesmo perfil e com a mesma forma de privilegiar a expressão livre e o trânsito entre os diversos níveis da comunidade escolar, começou a funcionar em 1970.
Na busca por sempre atender às famílias que procuravam uma continuidade de ensino-aprendizagem que trouxesse, em seu bojo, os ideais de liberdade e de uma proposta de construção do sujeito autônomo, reflexivo e crítico, foi criada, em 1975, a 1ª série, e, mais tarde, em 1980, a 5ª série, culminando na criação do 2º Grau, em 1998, completando, assim, o Ciclo do Ensino Básico.
Durante todos esses anos de atuação, a Escola contou com influências de pessoas com formações variadas, que contribuíram para a maneira com a qual a Instituição de Ensino foi sendo construída. Este aspecto é uma característica da Monteiro, que não se fecha a contribuições. Manter sua linha mestra e identidade é algo que a torna uma referência no que a própria Escola levanta como meta de desenvolvimento daqueles que vêm a participar de sua comunidade.
MISSÃO
Desenvolver protagonistas
de um mundo melhor.
VISÃO
Ser referência em educação
sistêmica no Estado.
VALORES
Humanismo, empreendedorismo
e sustentabilidade.