Alunos do 9º Ano da Escola Monteiro Criam Podcast Literário: Integrando Oralidade e Letramento
Os/as alunos/as do 9º ano da Escola Monteiro se engajaram na criação de um podcast, um projeto orientado pela professora de Língua Portuguesa, Isadora Rocha. Este projeto foi desenvolvido como parte do letramento literário das aulas de Português, proporcionando uma oportunidade prática para aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula.
A ideia desenvolvida com auxílio da professora Isadora visa praticar a oralidade juntamente com o letramento literário. Para isso, foi solicitado que desenvolvessem um podcast sobre as duas obras literárias estudadas no trimestre: “Libertinagem”, de Manuel Bandeira, e “Os Melhores Contos de Machado de Assis”, selecionados por Domício Proença Filho.
“A ideia era utilizar o gênero podcast para discutir as duas obras e mostrar ao ouvinte a importância de ambas para a Literatura Brasileira. A proposta era que o podcast tivesse um cunho investigativo e bastante aprofundado, inspirado no excelente ‘451 MHz’, podcast literário da revista Quatro Cinco Um”, explica Isadora.
Mas, afinal, o que é um podcast e como funciona? Basicamente, um podcast é uma forma de mídia digital que consiste em episódios de áudio, ou vídeo, centrados em um tema específico. O propósito central de um podcast é compartilhar conteúdo. Na prática, os/as alunos/as selecionam um tema e elaboram programas ou episódios para compartilhar informações relevantes sobre esse assunto.
De acordo com Rodrigo Bonella, aluno do 9° ano da Escola Monteiro, os desafios enfrentados por ele e seu grupo ao criarem um podcast literário com um tema específico envolveram a elaboração de respostas que exigiam buscar informações na internet para entender os requisitos definidos pela professora. Além disso, superar os obstáculos da oralidade também foi desafiador. Rodrigo comenta: “Depois dessa coleta de informações que a gente tinha feito, já com as falas roteirizadas prontas, outra dificuldade foi treinar o roteiro para sair natural e compreensível quando estávamos gravando o podcast, porque foi bem difícil conseguir falar de uma maneira calma e com clareza”.
A oralidade é um aspecto fundamental no ensino de Língua Portuguesa e está listada como um dos eixos estruturantes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) para esse componente curricular. Uma atividade como essa permite que os/as estudantes desenvolvam habilidades essenciais da oralidade, como entonação, ritmo, imposição da voz e argumentação.
Na tarefa, todos/as envolvidos/as precisaram tornar o podcast agradável e interessante para o ouvinte, além de convencê-lo a ler as obras literárias discutidas. É importante destacar que foram utilizados descritores de avaliação específicos para podcasts, direcionando a atividade de modo que os/as alunos/as desenvolvessem essas habilidades
Rodrigo descreve a experiência de participar do projeto como positiva: “A experiência foi curiosa e divertida, e acredito que todos nós nos divertimos muito. Foi algo totalmente novo. Lemos histórias, organizamos o roteiro e tivemos ótimas ideias”, explica.
“No resultado final, acredito que consegui me expressar de forma clara e espontânea”, conclui.
“Além disso, ele destaca que o treinamento intenso para falar de forma clara e precisa foi crucial para o desenvolvimento de suas habilidades de oralidade e argumentação. A prática constante permitiu que ele se sentisse mais confiante ao se expressar e argumentar: ‘Percebo que, com o tempo, as atividades propostas pelos professores da Monteiro, como apresentações em sala, teatro e, agora, podcasts, têm melhorado significativamente minhas habilidades de oralidade e comunicação. Essas atividades realmente fazem a diferença’”.
Para a professora de Língua Portuguesa, o formato podcast tem o potencial de se tornar uma ferramenta educacional amplamente adotada, não apenas em aulas de Língua Portuguesa, mas também em outras disciplinas.
“Os podcasts fazem parte do nosso cotidiano e abrangem diversos tipos e estilos. Acredito que o professor deve selecionar o gênero não apenas como um pretexto para a atividade”, explica. “Para que o uso desse gênero seja eficaz, o professor deve conduzir a atividade com objetivos claros e trabalhar aspectos da oralidade. Conteúdo, estrutura do gênero e individualização do/a aluno/a devem caminhar juntos”, conclui.
Por fim, a iniciativa da articulação deste tipo de formato com o conteúdo escolar abre caminho para a adoção de práticas similares em outras disciplinas, demonstrando que a criatividade é uma poderosa ferramenta educacional. A capacidade de envolver os/as alunos/as de maneira significativa, ao mesmo tempo em que desenvolvem habilidades essenciais para a vida, reforça a relevância de projetos como este no cenário educacional.
A iniciativa de integrar este formato ao conteúdo escolar abre caminho para a adoção de práticas semelhantes em outras disciplinas, demonstrando que a criatividade é uma poderosa ferramenta educacional. A capacidade de envolver a todos/as de maneira significativa, enquanto desenvolvem habilidades essenciais para a vida, reforça a relevância de projetos como este no cenário educacional.
Isso porque, esta abordagem não apenas enriquece o aprendizado, mas também promove um ambiente mais dinâmico e estimulante, preparando os/as alunos/as para desafios futuros.