Aprender e ser reconhecido: o programa de alto rendimento na Monteiro

Monteiro dá início ao Programa de Alto Rendimento, incentivando os talentos a irem ainda mais longe

O que faz um estudante se destacar? É apenas a nota alta ou a curiosidade que move cada uma das suas descobertas? Ou, cada pergunta feita em sala de aula? Na Escola Monteiro, a resposta está entre os números e o acolhimento: celebrar o esforço, a dedicação e a paixão pelo aprendizado faz parte da rotina.

Ao longo do ano, a Monteiro reconhece os alunos que se destacam pelo alto rendimento escolar, valorizando o desempenho acadêmico e, também, a constância, a disciplina e o comprometimento com a aprendizagem. O programa contempla estudantes de todas as etapas, do Ensino Fundamental 1 ao Ensino Médio, que alcançam nota igual ou superior a 90% em três ou mais disciplinas, refletindo um equilíbrio entre conhecimento, dedicação e comprometimento.

Segundo o coordenador do Ensino Médio, Élio Serrano, o programa foi cuidadosamente estruturado para valorizar áreas do conhecimento de maior peso acadêmico. 

“Definimos os critérios em conjunto com os professores, priorizando as disciplinas de Humanidades, Ciências da Natureza, Matemática e Linguagens. Não incluímos áreas voltadas à expressão artística ou corporal, como Educação Física, Artes, eletivas e diversificadas, porque nosso foco era estabelecer um parâmetro acadêmico mais claro.” Explica. 

“A escolha do número mínimo de três disciplinas foi para garantir consistência: não basta se destacar em apenas uma ou duas áreas. O índice de 90% foi definido por representar um patamar sólido de excelência”, conclui, sobre o programa de alto rendimento.

Élio Serrano, Coordenador do Ensino Médio

Formação integral

Embora o programa de alto rendimento tenha um viés acadêmico, ele não se limita a métricas quantitativas. A proposta dialoga diretamente com a missão da Monteiro de formar estudantes críticos, criativos e preparados para os desafios do mundo contemporâneo. “Uma das missões da Monteiro é formar alunos que unam excelência acadêmica e pensamento crítico. Esse programa não exclui a formação integral: continuamos incentivando arte, cultura e outros projetos que desenvolvem diferentes habilidades”, ressalta Élio.

Recentemente, por exemplo, a Monteiro realizou o evento Barulho, idealizado pelos próprios alunos e apoiado pela escola. “Nosso objetivo é equilibrar: valorizar tanto o estudante criativo e artístico quanto aquele que se destaca pelo alto rendimento”, completa o coordenador.

Reconhecimento e inspiração

O programa também tem um papel motivacional, buscando criar uma cultura saudável de estudo dentro da comunidade escolar. Reconhecer publicamente esses alunos não é apenas uma forma de premiá-los, mas também de inspirar colegas e fortalecer o vínculo entre estudantes, professores e famílias.

É o caso de Gabriel Smith, estudante do 7° ano do Ensino Fundamental 2,  reconhecido pelo alto desempenho. Ele compartilhou como se organiza para alcançar bons resultados: “Antes das provas, costumo revisar todo o conteúdo passado em aula. Releio os resumos que faço durante as explicações e também crio pequenos testes para praticar. Esse processo me ajuda a fixar melhor os assuntos e perceber onde ainda tenho dúvidas.”

Gabriel Smith, aluno do 7° ano do Ensino Fundamental 2

Gabriel também falou sobre sua motivação diária: “Minha família é minha maior motivação, principalmente minha mãe, que sempre me incentiva e valoriza meu esforço. Isso me dá energia para continuar me dedicando.”

Sobre os desafios, destacou que a disciplina mais difícil foi Português: “Tenho mais facilidade nas áreas de Exatas, mas a Língua Portuguesa exige atenção a muitas regras e exceções. Para superar, procurei revisar com mais calma, fazer exercícios extras e perguntar sempre que tinha dúvidas.”

O estudante conta que se sentiu muito valorizado com o reconhecimento da escola: “Foi muito gratificante. Me senti valorizado e achei importante ter esse tipo de reconhecimento. Isso me motiva ainda mais a continuar mantendo um bom desempenho.” E deixa um conselho para os colegas: “O principal é prestar atenção nas aulas. É nesse momento que temos contato direto com os professores e podemos tirar dúvidas. Também é bom revisar o conteúdo em casa, relendo e reforçando o que foi trabalhado. Acho que a combinação de foco nas aulas e estudo constante depois é o que faz a diferença.”

Segundo a coordenadora do Ensino Fundamental 2, Renata Miranda, esse é exatamente o espírito que o programa busca estimular: “Antes, não tínhamos um histórico de trabalhar com ranqueamentos ou destaques desse tipo de forma tão explícita. Estamos fazendo isso de maneira natural, sem competição excessiva, para que outros alunos possam se espelhar nos colegas e se motivar.”

Ainda que o programa seja recente, a recepção tem sido positiva. Tanto os alunos quanto as famílias demonstram entusiasmo ao ver o esforço sendo reconhecido. “Eles ainda estão se acostumando com essa novidade, mas já percebemos como esse reconhecimento gera orgulho e incentiva outros estudantes. Queremos que a mensagem transmitida seja de valorização do esforço e não de rivalidade”, acrescenta Élio.

Renata Miranda, Coordenadora do Ensino Fundamental 2

No Ensino Fundamental 1, a proposta também ganhou espaço. A ideia é que, desde os primeiros anos da vida escolar, os alunos associem o aprendizado a experiências positivas, sentindo-se valorizados e estimulados a continuar aprendendo com prazer e curiosidade. Essa ampliação se baseia na construção de uma cultura escolar que valoriza diferentes etapas da trajetória acadêmica, incentivando o desenvolvimento contínuo.

Para a coordenadora do Fundamental 1, Graciela Schuwartz, a ampliação do programa reforça o compromisso da escola com a valorização dos alunos desde os primeiros anos.

“Trazer o programa de alto rendimento também para o Fundamental 1 é uma forma de dizer aos nossos alunos: ‘nós acreditamos em vocês’. Ao valorizar seus esforços e talentos, criamos um ambiente em que eles se sentem vistos e motivados a seguir se dedicando. Isso se reflete diretamente na relação deles com a escola. Eles passam a enxergar o espaço escolar não só como um lugar de aprendizagem, mas também de reconhecimento e crescimento”, destaca.

Graciela Schuwartz, Coordenadora do Ensino Fundamental 1

Compromisso com o desenvolvimento pleno

Com a implementação do programa, a Escola Monteiro reforça seu compromisso de oferecer um ensino que atravessa o mero parâmetro quantitativo, vai além das notas, equilibrando aprendizado acadêmico com crescimento pessoal e emocional. Isso porque, a iniciativa celebra trajetórias, superações e conquistas de cada estudante.

“Esse programa é um investimento na cultura da escola: queremos formar jovens que se dedicam aos estudos, mas que também se reconhecem como parte de uma comunidade diversa, na qual diferentes talentos são valorizados e respeitados”, explica o coordenador. Ao estender o programa a todas as etapas da escola, a Monteiro mostra que valorizar o esforço e o aprendizado faz parte do dia a dia. E os frutos já aparecem: alunos mais motivados, inspirados uns pelos outros, e famílias que reconhecem e celebram cada conquista. 

A escola parabeniza todos os estudantes que alcançaram o reconhecimento e reafirma seu compromisso de continuar estimulando a excelência acadêmica e o desenvolvimento integral de cada aluno.