Comunicação Monteiro

Formamos a equipe de Comunicação da Monteiro. Somos profissionais capacitados na área, com especializações e aptidões específicas, mas, todos temos um objetivo em comum: potencializar a voz da Escola, cuidando da imagem institucional – tanto frente ao público externo quanto interno.

A Comunicação é um trabalho coletivo e, para que ele seja frutífero, colaboramos mutuamente em nossas respectivas tarefas. Esse processo não exclui  os outros setores, afinal, somos todos Monteiro.

Confira abaixo quem somos nós e o que cada um faz.

Tiziana Dadalto – Diretora de Comunicação da Escola Monteiro

Eu sou Tiziana (…)

Marcio Vaccari – Coordenador de Comunicação da Escola Monteiro

Olá, pessoal. Eu sou o Marcio. Além de ser professor de História, também componho a equipe de Comunicação da Monteiro.

O que eu faço é avaliar, junto ao Comitê de Marketing, as pautas propostas por veículos corporativos de comunicação para a verificar sua adequação ao projeto da Escola. 

Além disso, também ajudo a compor as campanhas e peças promocionais produzidas pela agência de design que atende a Monteiro e analiso a consonância dessas produções com nossa proposta pedagógica. 

Também atendo as demandas internas de criação de peças gráficas para eventos e campanhas da Escola.

Talita Vieira – Assistente de Comunicação da Escola Monteiro

Oi! Eu sou a Talita, jornalista (com MBA em Marketing Digital), ex-aluna e assistente de comunicação da Monteiro.

Entre as minhas tarefas, destaco o marketing de conteúdo. Esse tipo de marketing não se baseia simplesmente em mostrar as iniciativas escolares: por meio de textos (para o site, principalmente), busco fornecer informações úteis sobre educação para a vida das pessoas, além de entrevistar membros da comunidade escolar e fazer com que os leitores se familiarizem com a Escola, realmente compreendendo a identidade Monteiro.

Também escrevo para colaboradores e famílias, elaborando divulgações de eventos e informativos para o Tenda. Sempre preciso adaptar minha escrita às diferentes mídias da Escola (como site, redes sociais, e-mail marketing e informativos), já que elas possuem públicos e formatos distintos uns dos outros, e, por isso, exigem formas diferentes de comunicar.

Além disso, realizo a cobertura fotográfica de aulas e alguns eventos escolares. Assim, o diálogo com as professoras, coordenadoras e demais colaboradores é essencial. Forneço informações, contatos e fotos para a assessoria de imprensa (que faz a ponte com os jornais), o designer (que faz as artes de nossas peças), a gestora de mídias sociais e o SEO (que otimiza os mecanismos de busca e promove os anúncios).

André Broto – André Brotto Marketing (SEO)

Eu sou o André, da André Brotto Marketing, uma empresa especializada em performance digital. Nosso trabalho é auxiliar a Monteiro a obter um desempenho cada vez melhor no mercado digital.

Para isso, utilizamos as técnicas especializadas mais inovadoras do mercado para fazer com que a Escola obtenha sempre uma posição elevada nos mecanismos de busca (como Google, por exemplo), através da utilização das palavras corretas e mais pesquisadas pelos usuários – essa otimização é chamada de SEO (Search Engine Optimization).

Além disso, promovemos anúncios digitais sobre a Monteiro, utilizando plataformas voltadas para esse tipo de publicidade, como Google Ads e Facebook/Instagram Ads, que permitem analisar o interesse das pessoas na Escola (clientes em potencial).

Ana Paula e Carol Polese – Mosaico Gestão em Comunicação (Assessoria de Imprensa)

Ana Paula Alcântara e Carol Polese

A Mosaico Gestão em Comunicação, que tem como sócias as jornalistas Ana Paula Alcantara e Caroline Polese – que também têm filhas na escola – é a empresa que faz a ponte entre a Monteiro e os veículos de comunicação capixabas. Toda vez que um jornalista de uma emissora precisa de informações da Monteiro o caminho é entrar em contato com a Mosaico. Além disso, a Mosaico trabalha para transformar projetos, ideias, eventos e outros assuntos internos em notícia de interesse para o público em geral.

Para isso, recorre a professores, coordenadores, diretores e, a partir das informações colhidas, produz notas, textos, sugestões; escreve depoimentos, artigos e outros conteúdos. Também é um apoio para definições estratégicas de comunicação, tendo como objetivo maior dar visibilidade e potencializar tudo o que a escola tem de bom – e que é bastante coisa.

Maíra Mello (Gestora de Mídias Sociais)

Olá! Meu nome é Maíra Mello. Sou jornalista e trabalho com comunicação há quase 15 anos. Fui assessora de imprensa e comunicação em agências de Vitória/ES e repórter em Niterói/RJ.

Na Escola Monteiro, eu sou responsável pela Gestão das Mídias Sociais, com produção de textos e artes. Sempre com importante e necessário foco no relacionamento da Escola com pais, estudantes e demais componentes da comunidade escolar, além de cuidar da imagem da Monteiro no mercado educacional.

Guilherme Borgo – Estúdio Borgo (Designer)

Olá, eu sou o Borgo, especialista em design de marca e identidade visual.

Meu trabalho baseia-se no trio branding, design e direção de arte – conceitos que abrangem estratégias e técnicas voltadas à criação e consolidação da identidade visual de uma empresa, ou seja, a maneira como ela é e será vista e reconhecida pelo público-alvo e o restante do mercado.

Sou o responsável por criar peças gráficas e audiovisuais para a empresa, a partir da relação entre imagens, cores e textos, de modo a valorizá-la esteticamente, agregando alto valor à marca.

Meu propósito é desenvolver uma identidade visual única e consistente para a Monteiro, não apenas evidenciando o nome da Escola, mas refletindo seus valores e o serviço que oferece. Busco contribuir, assim, para a obtenção de resultados de marketing estratégico cada vez melhores.

Sabrina Sarcinelli (Profissional de Mídia)

Eu sou a Sabrina Sarcinelli, Profissional de Mídia da Monteiro, responsável por direcionar o investimento em mídia a fim de garantir os melhores espaços publicitários e negociações com os veículos de comunicação.

Para realizar as negociações, proponho campanhas à Monteiro, analiso resultados e elaboro planos de mídia baseados na relação com todo o público-alvo da Escola. Minhas ações têm como objetivo ampliar o reconhecimento de marca, ou seja, impactar positivamente o pensamento das pessoas com imagem institucional da Monteiro.

A veiculação publicitária ocorre pelos meios tradicionais (como televisão, rádio e materiais impressos) e digitais (mídias sociais, sites, jornais on-line, entre outros). No meio digital, conto com a parceria do André Brotto (SEO) para elaborar os melhores planejamentos desse tipo de marketing.