Comunicação Monteiro

Formamos a equipe de Comunicação da Monteiro. Somos profissionais capacitados na área, com especializações e aptidões específicas, mas, todos/as temos um objetivo em comum: potencializar a voz da Escola, cuidando da imagem institucional – tanto frente ao público externo quanto interno.

A Comunicação é um trabalho coletivo e, para que ele seja frutífero, colaboramos mutuamente em nossas respectivas tarefas. Esse processo não exclui os outros setores, afinal, somos todos/as Monteiro.

Confira abaixo quem somos nós e o que cada um/a faz.

Tiziana Dadalto – Diretora de Comunicação da Escola Monteiro

Olá, sou Tiziana.

Meu objetivo é ter uma visão macro sobre a estratégia de comunicação da Escola. Para isso, pondero quais meios de comunicação são capazes de difundir, da melhor maneira, a mensagem que queremos entregar. Atenta ao que é dito sobre a marca e ao andamento dos processos de comunicação, campanhas e projetos para que a Escola seja vista positivamente – tanto pelo público externo quanto interno.

Faço a gestão e o gerenciamento de recursos e profissionais disponíveis, elaborando o plano de marketing e comunicação da Escola, conhecendo cada integrante da equipe e seu respectivo trabalho, mantendo contato direto para solução das demandas e apoio na execução. Aprovo conteúdos vislumbrando oportunidades e considerando tendências e expectativas do mercado e do público-alvo, já que a comunicação em si muda muito em função das transformações do ser humano. 

Meu trabalho funciona como um elo, unindo todas as especificidades da comunicação para integrar um único discurso, alinhado com os valores da Escola. O que a Monteiro faz é encantador e faz parte do trabalho da Comunicação estar atenta a todas as iniciativas bacanas que acontecem no cotidiano escolar. 

Buscamos divulgar projetos, alunos e o trabalho dos profissionais da Monteiro, estabelecendo uma “ponte” de comunicação entre a nossa comunidade. 

Marcio Vaccari – Consultor de Comunicação da Escola Monteiro

Olá, pessoal. Eu sou o Marcio. Além de ser professor de História, também componho a equipe de Comunicação da Monteiro.

O que eu faço é avaliar, junto ao Comitê de Marketing, as pautas propostas por veículos corporativos de comunicação para verificar sua adequação ao projeto da Escola. 

Além disso, também ajudo a compor as campanhas e peças promocionais produzidas pela agência de design que atende a Monteiro e analiso a consonância dessas produções com nossa proposta pedagógica. 

Também atendo as demandas internas de criação de peças gráficas para ações e campanhas da Escola.

Talita Vieira – Assistente de Comunicação da Escola Monteiro

Oi! Eu sou a Talita, jornalista (com MBA em Marketing Digital), assistente de comunicação e ex-aluna da Monteiro.

Entre as minhas tarefas, destaco a redação voltada ao marketing institucional e o marketing de conteúdo. Mais do que mostrar as iniciativas escolares ao público em geral, busco transmitir a visão, a missão e os valores da Monteiro colocados em prática, ao mesmo tempo que forneço informações úteis sobre educação para a vida das pessoas.

Por meio de entrevistas com membros da comunidade escolar, mostro como a Escola é vista por eles/as, com base em suas próprias vivências. Meus textos são pensados com o objetivo de aumentar a credibilidade da marca junto aos/às leitores/as, criando identificação e atração.

Também escrevo para colaboradores/as, famílias e ex-alunos/as, divulgando eventos e elaborando informativos para o Tenda. Por isso, a redação voltada às diferentes mídias da Escola (como site, e-mail marketing e informativos) precisa manter a identidade institucional, alinhando o discurso da Monteiro com cada formato de publicação/tipo de texto, considerando a comunicação com seus respectivos públicos.

Além disso, realizo a cobertura fotográfica de aulas e alguns eventos escolares. Assim, o diálogo com os/as professores/as, coordenações e demais colaboradores/as é essencial. Também forneço fotos, contatos e demais informações para a assessoria de imprensa (que faz a ponte com os jornais e demais veículos), o designer (que faz as artes de nossas peças), a gestora de mídias sociais e o SEO (que otimiza os mecanismos de busca e promove os anúncios).

Ana Paula e Carol Polese – Mosaico Gestão em Comunicação (Assessoria de Imprensa)

Ana Paula Alcântara e Carol Polese

A Mosaico Gestão em Comunicação, que tem como sócias as jornalistas Ana Paula Alcantara e Caroline Polese – que também têm filhas na escola – é a empresa que faz a ponte entre a Monteiro e os veículos de comunicação capixabas. Toda vez que um jornalista de uma emissora precisa de informações da Monteiro o caminho é entrar em contato com a Mosaico. Além disso, a Mosaico trabalha para transformar projetos, ideias, eventos e outros assuntos internos em notícia de interesse para o público em geral.

Para isso, recorre a professores, coordenadores, diretores e, a partir das informações colhidas, produz notas, textos, sugestões; escreve depoimentos, artigos e outros conteúdos. Também é um apoio para definições estratégicas de comunicação, tendo como objetivo maior dar visibilidade e potencializar tudo o que a escola tem de bom – e que é bastante coisa.

Maíra Mello (Gestora de Mídias Sociais)

Olá! Meu nome é Maíra Mello. Sou jornalista e trabalho com comunicação há quase 15 anos. Fui assessora de imprensa e comunicação em agências de Vitória/ES e repórter em Niterói/RJ.

Na Escola Monteiro, eu sou responsável pela Gestão das Mídias Sociais, com produção de textos e artes. Sempre com importante e necessário foco no relacionamento da Escola com pais, estudantes e demais componentes da comunidade escolar, além de cuidar da imagem da Monteiro no mercado educacional.

Guilherme Borgo – Estúdio Borgo (Designer)

Olá, eu sou o Borgo, especialista em design de marca e identidade visual.

Meu trabalho baseia-se no trio branding, design e direção de arte – conceitos que abrangem estratégias e técnicas voltadas à criação e consolidação da identidade visual de uma empresa, ou seja, a maneira como ela é e será vista e reconhecida pelo público-alvo e o restante do mercado.

Sou o responsável por criar peças gráficas e audiovisuais para a empresa, a partir da relação entre imagens, cores e textos, de modo a valorizá-la esteticamente, agregando alto valor à marca.

Meu propósito é desenvolver uma identidade visual única e consistente para a Monteiro, não apenas evidenciando o nome da Escola, mas refletindo seus valores e o serviço que oferece. Busco contribuir, assim, para a obtenção de resultados de marketing estratégico cada vez melhores.

André Broto – André Brotto Marketing (SEO)

Eu sou o André, da André Brotto Marketing, uma empresa especializada em performance digital. Nosso trabalho é auxiliar a Monteiro a obter um desempenho cada vez melhor no mercado.

Para isso, utilizamos as técnicas especializadas mais inovadoras do mercado para fazer com que a Escola obtenha sempre uma posição elevada nos mecanismos de busca (como Google, por exemplo), através da utilização das palavras corretas e mais pesquisadas pelos usuários – essa otimização é chamada de SEO (Search Engine Optimization).

Além disso, promovemos anúncios digitais sobre a Monteiro, utilizando plataformas voltadas para esse tipo de publicidade, como Google Ads e Facebook/Instagram Ads, que permitem analisar o interesse das pessoas na Escola (clientes em potencial).

Sabrina Sarcinelli (Profissional de Mídia)

Eu sou a Sabrina Sarcinelli, Profissional de Mídia da Monteiro, responsável por direcionar o investimento em mídia a fim de garantir os melhores espaços publicitários e negociações com os veículos de comunicação.

Para realizar as negociações, proponho campanhas à Monteiro, analiso resultados e elaboro planos de mídia baseados na relação com todo o público-alvo da Escola. Minhas ações têm como objetivo ampliar o reconhecimento de marca, ou seja, impactar positivamente o pensamento das pessoas com imagem institucional da Monteiro.

A veiculação publicitária ocorre pelos meios tradicionais (como televisão, rádio e materiais impressos) e digitais (mídias sociais, sites, jornais on-line, entre outros). No meio digital, conto com a parceria do André Brotto (SEO) para elaborar os melhores planejamentos desse tipo de marketing.