Conectados ao Presente
A proibição do uso do celular na escola abriu espaços para “novas” formas de se relacionar e se divertir. Na Escola Monteiro, o ensino médio – que desde o início do ano conta com uma nova sede também localizada na Enseada do Suá, quase em frente ao prédio onde fica o ensino fundamental – jogos de tabuleiro, baralho, brincadeiras diferentes, música e bate-papo sem a intermediação e a distração das telas estão de volta às rotinas, sugerindo que uma vida mais equilibrada, com foco e atenção plena, é um sonho possível.
“É um momento de adaptação para todos – alunos, família e escola -, mas temos encontrado alternativas e colhido os primeiros bons resultados”, afirma o coordenador do ensino médio da instituição, Élio Serrano.
Para ele, alguns espaços novos e outros já existentes ganharam outra valorização e ocupação. “A Monteiro inaugurou esse ano uma nova sede especialmente voltada para o ensino médio, também localizada na Enseada do Suá, quase em frente ao prédio onde fica o ensino fundamental. Temos uma área livre com árvores onde os alunos podem se sentar e conversar, jogar ‘Uno’, baralho ou um jogo de tabuleiro. Além disso, colocamos no pátio uma mesa para vôlei e futebol de mesa e tem sido um sucesso. Alunos e professores, muitas vezes, jogam juntos. Eu mesmo já joguei com eles algumas vezes”, diz.