Na reta final do ano letivo de 2022, a Escola Monteiro já se prepara para 2023 trazendo novidades como a ampliação da estrutura física.

Na Enseada do Suá, bairro onde cresceu e formou várias gerações, a escola passa a contar com um espaço dinâmico, localizado em frente à atual sede, destinado aos estudantes do ensino médio e ao novo Centro Integrado de Cultura Monteiro.

O investimento em infraestrutura tem como objetivo ampliar as possibilidades já oferecidas para alunos do ensino médio, criando um ambiente ainda mais adequado ao desenvolvimento e ao aprendizado. “Antes mesmo de se tornar obrigatório, já oferecemos a disciplina de Projeto de Vida, que, para nós, veio com o objetivo de contribuir para o autoconhecimento, levando à construção de um plano de carreira, unindo teoria e prática, como sempre acontece na nossa forma de pensar e fazer educação”, afirma a diretora pedagógica da Escola Monteiro, Penha Tótola.

Segundo ela, a ideia leva em conta áreas de interesse dos alunos, criando, a partir da grade curricular, novas possibilidades: entrevistas com psicólogos, interação com profissionais em atuação no mercado e elaboração de projetos práticos.

Metodologias de desenvolvimento de projeto, produção de artigos para publicação e apresentação pública dos trabalhos estão previstos e fazem parte do processo inicial de formação de profissionais mais preparados, completos, criativos e felizes com suas escolhas.

“Oferecemos a disciplina com a proposta de despertar o aluno para um processo de autoconhecimento e orientação vocacional, em áreas de seu interesse, favorecendo a construção de um plano de carreira. Assim, o estudante começa a traçar seu caminho profissional de uma forma orientada, que leva em conta sua individualidade e capacidade cognitiva, além de estimular o desenvolvimento de atributos como criatividade, organização e clareza, diferenciais em qualquer área de atuação e fundamentais nos novos tempos”, considera Elio Serrano, coordenador do ensino médio da Escola Monteiro.

mosaico_1

Matérias relacionadas