No Hall das Artes da Escola Monteiro, a arte segue viva com a Mostra Coletiva “Olhares Sensíveis”. Desta vez, contando com a participação de 160 alunos/as, que abrangem desde o 1º até o 4º ano do Ensino Fundamental, a exposição é o resultado do trabalho artístico desenvolvido ao longo do ano letivo de 2023.
Esse trabalho tomou vida com a orientação da professora especialista em Artes, Sandra Bastos. Durante as aulas cada estudante imergiu em um processo de criação único, sustentado pelo diálogo com temas abordados em sala de aula e durante visitas de estudo do meio, tendo como resultado a supracitada exposição “Olhares Sensíveis”.
De acordo com Sandra, a singularidade da mostra reside na diversidade de expressões artísticas, que vão desde pinturas vibrantes e delicados desenhos até a confecção de bonecos em escala aumentada. Cada obra reflete não apenas as habilidades técnicas adquiridas, mas também as experiências pessoais e os sentimentos de cada criança. Assim, mais do que simples produções artísticas, essas obras são testemunhos da autoexpressão, da criatividade e da confiança cultivadas ao longo do processo de aprendizagem.
“A Arte usada como ferramenta no desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional permitiu durante as aulas que todos pudessem crescer em confiança e aprender a pensar positivamente sobre si próprios”, comentou a professora, engendrando que a mostra “Olhares Sensíveis” vai além do espaço da arte, buscando conexões com outras áreas do conhecimento.
Dessa forma, a exposição é um testemunho vivo da importância da arte na formação integral dos/as estudantes, promovendo, assim, desenvolvimento cognitivo, intelectual e emocional.
Nesse sentido, a mostra reflete não apenas o compromisso da escola com a aprendizagem humanizada, mas também sua cultura vibrante, que valoriza a expressão individual, a criatividade e a alegria de aprender.
A exposição está aberta, convidando a comunidade escolar a mergulhar nesse universo de sensibilidade e imaginação.