Festa Junina: Tradição, Cultura e União na Comunidade Escolar

Foto: Divulgação

Em junho acontecerá mais uma edição de nossa tradicional Festa Junina. O evento é considerado por muitos/as alunos/as como o mais aguardado do ano! Há muito tempo, essa tradicional festa acontece na rua ao redor da escola, colorindo o ambiente com as famosas barraquinhas de comidas e brincadeiras típicas do período.

A nossa Festa Junina é um momento onde não só os/as alunos/as aumentam os laços de amizade e companheirismo entre si, mas que também permite com que eles/as aprendam um pouco mais sobre nossa cultura e que se interessem ainda mais pela história do País.

Segundo a professora de Arte do Fundamental 1, Sandra Bastos, o objetivo da tão aguardada festa é manter e valorizar a cultura e o folclore brasileiro, preservando a ornamentação característica, assim como toda a decoração típica da festa. “A Festa Junina é uma tradição popular brasileira que ocorre em junho e foi trazida para o País pelos portugueses. Essa festividade servirá para nossos/as alunos/as do Fundamental 1 na criação de personagens desenhados por eles/as mesmos/as, após a contextualização em sala de aula sobre essa festa”, explicou.

A Professora de Arte do Fundamental 2, Icléa Corrêa, comenta sobre os aspectos culturais típicos da Festa Junina, como comidas, danças, vestuário e músicas: “A Festa Junina abrange uma variedade de elementos culturais, incluindo comidas, danças, vestuário e músicas. Este ano, nosso foco será nos tecidos tradicionais, especialmente a ‘Chita’ — um tecido de algodão com uma trama simples e cores vibrantes, estampado com as cores brasileiras”, comenta.

A celebração é um evento que tem como uma de suas características a integração dos diferentes segmentos da Escola Monteiro. Por conta disso, além dos estudantes do Ensino Fundamnetal 1 e 2, os/as alunos/as do Ensino Médio também desempenham um papel importante, como destaca a professora de Arte do Ensino Médio, Lenice: “Os alunos do Ensino Médio estão participando voluntariamente na execução dos preparativos para a festa junina! Estamos ajudando na confecção dos estandartes, uma contribuição singela para a nossa grande festa!”, conclui.

Sandra Bastos - Professora de Arte do Fundamental 1
Lenice de Oliveira - Professora de Arte do Ensino Médio
Icléa Corrêa - Professora de Arte do Fundamental 2

Já as técnicas utilizadas pelos/as estudantes/as para a confecção das decorações serão o desenho, pintura e colagem de tecidos coloridos em personagens que eles/as vão criar, com medida aproximada de 55cm colados em 22 suportes de bastões de 1 metro, que serão interligados com fitas coloridas de cinco cores.

A ideia é que esses bastões façam os limites das apresentações, separando os locais que as danças acontecerão com o ambiente em que os pais vão assistir. Como de praxe, não basta só participar da festa com a tradicional roupa caipira, mas os/as estudantes, como parte fundamental dela, colocam as mãos na massa.

 

A coordenadora do Fundamental 1, Jackeline Gusman, ressaltou que uma das grandes vantagens do evento da Monteiro é promover os aspectos culturais do Brasil e a integração da comunidade escolar, envolvendo as pessoas em todos os níveis.

“Quanto a aspectos pedagógicos, podemos destacar uma variedade de atividades interdisciplinares, tais como pesquisas sobre a origem e a história da festividade, estudos sobre diferentes tradições juninas nas regiões do País, produção de textos narrativos ou poéticos, atividades de culinária, além das próprias atividades artísticas. Tudo isso não só enriquece o conhecimento cultural dos/as estudantes, mas também promove o desenvolvimento social e cognitivo, tornando a experiência de aprendizado mais envolvente e gratificante”, comenta.

Jackeline Gusman - Coordenadora do Fundamental 1

Preparativos

Uma festividade tão tradicional, que traz tanto empenho das turmas não é feita de um dia para o outro. Primeiramente, há todo o planejamento estrutural da festa. O preparo começa quase dois meses antes, de acordo com a Gerente Administrativa, Karina Schmitt.

“Os ensaios das quadrilhas do Fundamental, as solicitações de alvarás, a elaboração dos croquis para decoração, tudo é meticulosamente planejamento desde o início até a execução final, visando proporcionar uma experiência única a cada ano”, alegou.

Já prestes a acontecer o evento, tem a etapa de montagem final. “Ela acontece na véspera, com a participação das professoras de Artes e toda a equipe do administrativo. É um trabalho árduo e gratificante, que envolve a decoração da quadra, montagem das barraquinhas e disposição das mesas na rua. Quando tudo está pronto, aguardamos ansiosamente a presença de toda a comunidade escolar”.

Além da comunidade escolar, citada por Karina, o evento promove até mesmo uma relação com a comunidade que existe no entorno da Monteiro. “É uma atmosfera de alegria contagiante, com reencontros de amigos, vizinhos, alunos/as, ex-alunos, pais e familiares, todos/as unidos em uma grande celebração da cultura popular”, finalizou Karina.

Karina Schmitt - Gerente Administrativa da Escola Monteiro

Nossa festa, que já acontece por tantos anos, inspirando gerações a preservarem suas raízes e valorizarem a importância da tradição está marcada para acontecer no dia 15 de junho. Estamos ansiosos/as para esse grande momento! 

O evento contará com muitas atrações: danças, brincadeiras, barraquinhas, comidas típicas, pescaria, entre outras. Confiram abaixo os horários das atrações;

Programação:

15h30 — Abertura das barracas

16h — Apresentação dos 1ºs anos

16h30 — Apresentação dos 2ºs anos

17h — Apresentação dos 3ºs anos

17h30 — Apresentação dos 5ºs anos

18h — Apresentação dos 4ºs anos

18h40 — Quadrilha dos 6ºs, 7ºs e 8ºs anos

19h10 — Quadrilha dos 9ºs anos

19h40 — Quadrilha do Ensino Médio e “Vai quem-quer”

21:00 —  Término