Nossa História
A Escola Monteiro completou 55 anos de história focada na expansão do ser humano, na valorização da individualidade e no incentivo ao crescimento dos alunos de forma ética, honesta e humanizada.
Educação de Qualidade
Criada em 1969, como uma escolinha de artes, a Monteiro cresceu e hoje funciona na Enseada do Suá, como uma escola de ensino fundamental e médio, e segue buscando na arte, nos esportes, na música e na ioga espaços para tornar o aprender uma experiência viva e bonita. É uma escola genuinamente capixaba, apaixonada por educação, transformação, cultura e conhecimento.
A Escolinha de Arte “O Pica-pau” surgiu, a princípio, instalada na Rua Chapot Presvot, Praia do Canto, Vitória, como um espaço onde a educação podia experimentar novos jeitos que privilegiassem a livre expressão na comunicação e como forma de documentação da construção de personalidades.
É preciso lembrar que a arte é uma linguagem. A maneira de produzir das crianças pode ser “lida” e explicada dependendo da forma com que se comunica. O efeito do processo de produção é refletido na própria arte como um meio de se decodificar o que está inserido na obra.
Em seu primeiro ano de funcionamento, a procura foi, basicamente, de crianças de 2 e 3 anos, evidenciando a necessidade de criação de uma pré-escola, que, com o mesmo perfil e com a mesma forma de privilegiar a expressão livre e o trânsito entre os diversos níveis da comunidade escolar, começou a funcionar em 1970.
Na busca por sempre atender às famílias que procuravam uma continuidade de ensino-aprendizagem que trouxesse, em seu bojo, arte, cultura e uma proposta de construção do sujeito autônomo, reflexivo e crítico, foi criada, em 1975, a 1ª série, e, mais tarde, em 1980, a 5ª série, culminando na criação do 2º Grau, em 1998, completando, assim, o Ciclo do Ensino Básico.
Durante todos esses anos de atuação, a Escola contou com influências de pessoas com formações variadas, que contribuíram para a maneira com a qual a Instituição de Ensino foi sendo construída. Este aspecto é uma característica da Monteiro, que não se fecha a contribuições. Manter sua linha mestra e identidade é algo que a torna uma referência no que a própria Escola levanta como meta de desenvolvimento daqueles que vêm a participar de sua comunidade.