Mostra de Teatro Monteiro: Criatividade e Colaboração no Palco

Acervo Monteiro

Os/as alunos/as da Escola Monteiro apresentarão este ano a Mostra de Teatro. O evento, que já é tradicional, envolve diversos professores/as e estudantes em um processo recheado de imaginação, criatividade e companheirismo. Neste ano, haverá duas baterias de apresentações. A primeira acontece no próximo dia 18 de junho, enquanto a segunda, dia 19 de novembro, ambas no Teatro do Sesi, em Vitória. Os/as alunos/as irão interpretar quatro peças, que são baseadas em literatura: “Ponte Para Terabítia”, “Diário de Um Banana”, “Pastel de Gato” e “Sonho de Uma Noite de Verão”.

O objetivo é que as apresentações possam transportar todos/as os/as alunos/as e equipes pedagógicas diretamente para um mundo de imaginação, aventura e diversão. Tudo está sendo preparado com empenho máximo pelos/as próprios/as estudantes e corpo docente da Monteiro. Todas as peças encenadas terão a direção, revisão literária e produção geral da professora de Teatro da Monteiro, Lorena Lima.

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Desta vez, os/as jovens do 6º ano A serão responsáveis por adaptar em peça a obra “Ponte Para Terabítia”, escrita originalmente por Katherine Paterson em 1976. A obra conta a história de Jess, que é um menino que não tem amigos. Na escola, ele tem a sorte de conhecer Leslie, uma garota inteligente, sensível e criativa que se aproxima dele, iniciando uma amizade linda inspirada na confiança, no apoio mútuo e na imaginação.

Já os/as alunos/ do 7º ano A ficarão com a responsabilidade de adaptar a peça “Diário de Um Banana”, que aborda a história fictícia de Greg, um garoto de 11 anos, estudante do 6º ano, que enfrenta vários desafios na escola e em casa, como milhões de outros pré-adolescentes. A série de livros já se tornou sucesso mundial, e certamente repetirá esse sucesso quando interpretada no palco.

O 8º ano A terá uma responsabilidade ainda maior, já que vão adaptar em peça a obra de um pai de um aluno da turma. O texto original de “Pastel de Gato” foi gentilmente cedido por ele para ser adaptado pelo Núcleo de Dramaturgia, que de maneira leve e divertida mostra a saga de um diretor e uma diretora de teatro, que juntos tentam realizar o último ensaio com os artistas e técnicos da peça teatral Pastel de Gato, antes de sua estreia. O contexto da história revela diversas situações engraçadas e emoções vividas durante o ensaio, numa linguagem em que o metateatro está inserido.

Por fim, os/as jovens do 9º ano A estão incumbidos da missão de encenar o maior clássico da lista deste ano: “Sonho de Uma Noite de Verão”, peça teatral escrita originalmente pelo britânico William Shakespeare. A primeira encenação dela teria acontecido entre os anos de 1595 e 1596. É uma das peças mais criativas, engraçadas e imaginativas do autor. Na cidade de Atenas, Hérmia ama Lisandro, mas está prometida a Demétrio. Os dois decidem fugir, porém o plano logo chega aos ouvidos do noivo abandonado, que os segue até um bosque não muito longe dali. Por lá, a paixão também está causando discórdias. 

Obra "Ponte Para Terabítia"
Obra "O Diário de Um Banana"
Obra "O Sonho de uma Noite de Verão"

Todo o trabalho envolvendo a criatividade de todas as equipes envolvidas tem sido desenvolvido há algum tempo. De acordo com a professora de Teatro, Lorena Lima, mais do que despertar o interesse na área artística nos/as alunos/as, vivenciar Arte faz parte do desenvolvimento humano.

“É fundamental para o bom crescimento do ser humano em todos os aspectos, pois o teatro é a arte que se faz com o outro e para o outro, o que vai de encontro com o lema da escola ‘Moderno é humanizar’, mas que através do exercício teatral que promovo junto a todos/as, amplio o olhar: ‘Moderno é humanizar-se”.

Ela explicou que a Mostra de Teatro acontecerá em dois momentos: um no primeiro semestre (18 de junho) e outra no segundo (19 de novembro). “Vai validar a importância do movimento artístico cultural junto da educação dentro da escola, que ao final de cada processo é compartilhada com o público, tornando-se dois grandes eventos. Para os/as alunos/as, a experiência é adquirida de forma individual e coletiva, oportuniza diversos aprendizados e trocas, fortalecendo o desenvolvimento e a consciência da autonomia”, disse.

O teatro faz parte do currículo das artes visuais. Ele é uma linguagem dentro das artes e é oferecido para as turmas do 6º ao 9º ano. Em 2024, pela primeira vez, o teatro está sendo oferecido como eletiva para alunos do 1º e 2º do Ensino Médio. O teatro dentro do contexto escolar tem a função de integrar, socializar, desenvolver a aprendizagem de uma maneira lúdica, fomentar o autoconhecimento e o mundo que o cerca. Além de ampliar as expressões corporais e vocais, aprimorar a criatividade, fortalecer a memória, desenvolver o entendimento do trabalho colaborativo – suas responsabilidades e compromissos consigo e com o grupo e promover alegria.

Lorena Lima - Professora de Teatro

Ela contou como foi o processo de escolha das obras: “Geralmente as turmas escolhem a história que vão contar no palco, a partir do próprio letramento já acessado pelos/as alunos/as, no ano anterior. É realizado um apontamento das escolhas preferidas e depois, faz-se uma votação. Também é possível que a turma proponha textos que não fazem parte do letramento”.

Já Graciela Schuwartz faz parte do Espaço Maker e é responsável por coordenar a criação dos cenários, que são feitos pelos/as próprios/as estudantes. Segundo ela, são os/as jovens que escolhem a área que querem atuar. “No início do semestre é feito um trabalho onde eles/as fazem escolhas de qual núcleo querem trabalhar. Se é na dramaturgia, se é na escrita do texto, se é no cenário, figurino etc”.

E segue: “A partir do momento da escolha do texto, o trabalho do cenário inicia. Nós fazemos várias leituras do texto, vamos assinalando os elementos cenográficos, aonde se passa, em qual época, fizemos todo um estudo da peça para poder pensar nesses cenários. Depois disso, é conversado, é muito diálogo para poder chegar na própria construção dos elementos. Temos várias reuniões de alinhamento e depois de tudo definido vamos construindo. O cenário vai precisar de árvores? Então, como que serão essas árvores, quais elementos que já tem na escola que podem estar disponíveis, como que será essa construção, e aí os meninos e as meninas começam a colocar a mão na massa”, explicou.

Graciela explica que quando o/a aluno/a coloca a mão na massa, começam a trabalhar com muito mais coisas do que se pode imaginar. “Tem todas as questões que envolvem tamanho, medidas, tem a questão da arte, do que é melhor por causa da luz; usar o verde escuro ou o verde claro? Enfim, eles/as vão colocando a mão na massa e vão usando os conhecimentos que eles já adquiriram, seja nas disciplinas, nos componentes curriculares ou não, na própria vida. E até mesmo nas peças anteriores. Usamos vários materiais que já estão disponíveis. Se é preciso de uma mesa, vemos uma mesa dos professores, por exemplo”.

Graciela Schuwartz - Espaço Maker

São utilizados materiais como papelão, graveto, folha, papitagem, algumas técnicas, até elementos de projeção, então existem várias possibilidades.

É nessa etapa em que o trabalho em equipe se faz fundamental. Sozinhos, segundo Graciela, os/as alunos/as não conseguiriam dar conta das tarefas. “Um núcleo depende do outro. No cenário eu posso sim estar sozinho construindo uma máscara que vai ser utilizada e o meu colega tem que construir a árvore, mas se cada um não fizer o seu papel individualmente, o coletivo é prejudicado. Então, até para combinar isso é necessário que haja essa troca”.

Os cenários das quatro peças, segundo ela, já estão prontos e irão surpreender a todos. “O bacana também é o retorno, quando nós chegamos com esses cenários prontos, todos os outros núcleos ficam encantados e parabenizaram”, finalizou.

Por fim, a coordenadora do Ensino Fundamental 2 da Monteiro, Renata Miranda, explicou a importância da realização das peças. “Participar de uma peça teatral exige que os/as alunos/as trabalhem juntos/as, compartilhem responsabilidades e compreendam diferentes pontos de vista, promovendo empatia e cooperação. Atuar em frente a uma plateia ajuda a todos/as a desenvolverem autoconfiança e autoestima, importantes para o seu crescimento pessoal e sucesso futuro. A prática teatral melhora a dicção, o vocabulário e a capacidade de expressar pensamentos e emoções de forma clara e eficaz”, pontuou.

As apresentações da primeira bateria de peças, que contará com as quatro interpretações citadas, estão chegando. Será na próxima terça-feira, às 19h, no Teatro do Sesi. Entretanto, devido à capacidade limitada do teatro, as apresentações dos/as alunos/as do Ensino Fundamental 2 serão restritas apenas aos/as convidados/as.

Estamos ansiosos para ver nossos alunos brilharem ainda mais, tanto no palco quanto nos bastidores.

Renata Miranda - Coordenadora do Ensino Fundamnetal 2