Professores do ensino médio em desafio de Matemática

Os desafios educacionais são comuns entre os estudantes, mas, desta vez, quem está na mira são os professores, com a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPM-Br). O objetivo é selecionar, anualmente, até 10 professores de Matemática do ensino médio de todo o Brasil que fazem a diferença para os alunos.

Esta é a segunda edição da olimpíada. No ano passado, 10 professores foram premiados com medalhas de ouro e uma viagem a Xangai, na China, para um intercâmbio científico e cultural.

A professora Bea Teixeira, da Escola Monteiro, acredita que aulas de Matemática ministradas de maneiras diferentes devem ser valorizadas. “É muito importante demonstrar o conteúdo de uma maneira prática, pois assim o aluno memoriza mais facilmente o que aprende. Por exemplo: demonstrar o Teorema de Pitágoras usando peças de plástico é muito melhor do que desenhá-lo no quadro e mostrar apenas a fórmula”, afirma.

O capixaba Adauto Caldara, membro do conselho gestor da olimpíada, destaca que, na China, os professores são muito reconhecidos, assim como os estudos. “A Matemática é considerada básica para suas carreiras.” Adauto ressalta: “Temos muito a aprender se quisermos deixar de ser um país que tem professores e pesquisadores que fazem parte da elite da Matemática mundial (Grupo 5 da International Mathematical Union – IMU), mas cuja média geral está entre as piores do mundo”.

Segundo ele, o Brasil ocupa hoje a 65ª posição no ranking de 81 países que participaram do último Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (PISA), divulgado no final do ano passado, levando em conta os resultados na área de Matemática.

As inscrições vão até o dia 31 de maio. Podem se inscrever professores de Matemática de qualquer escola pública ou particular do Brasil por meio do site https://opmbr.org. Basta preencher o formulário.

Medo pode prejudicar o desempenho

A professora Jordânia de Andrade Deprá, da Escola Monteiro, acredita que a dificuldade dos alunos em entender conceitos matemáticos abstratos cria um ciclo negativo de frustração e desinteresse.

Além disso, algumas vezes, o medo da disciplina gera ansiedade e pode prejudicar o desempenho e a autoconfiança dos estudantes. “Na Monteiro, temos todo o amparo tecnológico necessário para realizarmos aulas makers mais dinâmicas e criativas”, afirma.

Para ela, a Olimpíada de Professores de Matemática do Ensino Médio (OPM-Br) traz novos desafios e soluções aos professores. “As olimpíadas de Matemática incentivam o desenvolvimento de habilidades de raciocínio lógico, criatividade e resolução de problemas, que são importantes não apenas na Matemática, mas também em outras áreas do conhecimento.”

Kelly Carraretto, professora de Matemática da Escola Monteiro, conta que, em sala de aula, relaciona a disciplina de Matemática a experiências, práticas e vivências, de forma a tornar o conteúdo mais próximo da realidade, envolvendo e motivando os alunos. “A participação em olimpíadas, tanto para alunos quanto para professores, é importante como forma de estimular o estudo, a prática e o aprendizado em uma competição saudável.”

Opiniões

“Olimpíadas de Matemática incentivam o raciocínio lógico, a criatividade e a resolução de problemas, que são importantes não apenas na Matemática, mas também em outras áreas do conhecimento.”
Jordânia de Andrade Deprá, professora do ensino médio da Escola Monteiro.

“Temos muito a aprender se quisermos deixar de ser um país que tem professores e pesquisadores que fazem parte da elite da Matemática mundial, mas cuja média geral está entre as piores.”
Adauto Caldara, membro do conselho gestor da olimpíada.