Resultados e bem-estar andam junto
A relação direta entre resultados acadêmicos e bem-estar apontada pelas pesquisas se confirma no dia a dia da Escola Monteiro. Entre os exemplos, está a ex-aluna Mariana Chagas, 18 anos. De malas prontas para começar uma vida nova em Brasília, ela carrega o carinho pela Escola Monteiro, que considera sua grande aliada para realizar o sonho de estudar Relações Internacionais na UnB (Universidade de Brasília).
“Fui para Monteiro apenas no ensino médio, mas, desde o primeiro momento, fui muito bem acolhida. Nunca aprendi tanto como na Monteiro. Desde os 13 anos, eu sabia que queria estudar Relações Internacionais na UnB e a escola embarcou comigo nesse sonho”, diz.
Mariana faz questão de reforçar que aprendeu muito do ponto de vista do conteúdo didático, mas também em relação à cidadania e às habilidades socioemocionais. “Eu entendi, na prática, que a educação pode ser, sim, humanizada e libertadora”, afirma.
Já Murilo Patrício Nascimento, 19 anos, deixou Vitória para cursar Engenharia da Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Aluno da Monteiro do 1º ano do ensino fundamental à terceira série do ensino médio, ele reconhece que sua história de vida se mistura com os valores, aprendizados, experiências, amizades e oportunidades oferecidas pela instituição.
Murilo escolheu o curso de Engenharia da Computação, na área de Exatas, e, no Enem, conquistou 980 na redação, o que é uma demonstração da preocupação da escola com uma formação completa, independente da área escolhida pelo aluno.
“A universidade é um baque porque um mundo novo nos é apresentado, mas estudar na Monteiro, sem dúvidas, tem me ajudado a lidar com isso em todos os sentidos, do ponto de vista emocional e acadêmico, para encarar o conteúdo pesado e denso do início de um curso de Engenharia. Sinto que a solidez dos conteúdos de Física e Matemática na Monteiro me trouxe a base que preciso, além da questão da humanização, da interação, da abertura ao outro e ao novo, que são valores da escola que facilitam as coisas nesse momento de conhecer pessoas e me situar nessa nova fase”, diz.
Na turma que concluiu o ensino médio em 2022, o aproveitamento foi de 90%, com alunos aprovados em instituições como Ufes, UFMG, UERJ, UFOB, UFBA, UNB, PUC, entre outras, com vários alunos conquistando primeiros lugares e se destacando, por exemplo, na prova de redação do Enem.
Um ambiente favorável ao aprendizado tem:
Texto: Mosaico