Resultados e bem-estar andam junto

A relação direta entre resultados acadêmicos e bem-estar apontada pelas pesquisas se confirma no dia a dia da Escola Monteiro.  Entre os exemplos, está a ex-aluna Mariana Chagas, 18 anos. De malas prontas para começar uma vida nova em Brasília, ela carrega o carinho pela Escola Monteiro, que considera sua grande aliada para realizar o sonho de estudar Relações Internacionais na UnB (Universidade de Brasília).
“Fui para Monteiro apenas no ensino médio, mas, desde o primeiro momento, fui muito bem acolhida. Nunca aprendi tanto como na Monteiro. Desde os 13 anos, eu sabia que queria estudar Relações Internacionais na UnB e a escola embarcou comigo nesse sonho”, diz. 
Mariana faz questão de reforçar que aprendeu muito do ponto de vista do conteúdo didático, mas também em relação à cidadania e às habilidades socioemocionais. “Eu entendi, na prática, que a educação pode ser, sim, humanizada e libertadora”, afirma.
Mariana Chaga, ex-aluna da Escola Monteiro
Já Murilo Patrício Nascimento, 19 anos, deixou Vitória para cursar Engenharia da Computação na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Aluno da Monteiro do 1º ano do ensino fundamental  à terceira série do ensino médio, ele reconhece que sua história de vida se mistura com os valores, aprendizados, experiências, amizades e oportunidades oferecidas pela instituição.
Murilo escolheu o curso de Engenharia da Computação, na área de Exatas, e, no Enem, conquistou 980 na redação, o que é uma demonstração da preocupação da escola com uma formação completa, independente da área escolhida pelo aluno.
 “A universidade é um baque porque um mundo novo nos é apresentado, mas estudar na Monteiro, sem dúvidas, tem me ajudado a lidar com isso em todos os sentidos, do ponto de vista emocional e acadêmico, para encarar o conteúdo pesado e denso do início de um curso de Engenharia. Sinto que a solidez dos conteúdos de Física e Matemática na Monteiro me trouxe a base que preciso, além da questão da humanização, da interação, da abertura ao outro e ao novo, que são valores da escola que facilitam as coisas nesse momento de conhecer pessoas e me situar nessa nova fase”, diz.

Na turma que concluiu o ensino médio em 2022, o aproveitamento foi de 90%, com alunos aprovados em instituições como Ufes, UFMG, UERJ, UFOB, UFBA, UNB, PUC, entre outras, com vários alunos conquistando primeiros lugares e se destacando, por exemplo, na prova de redação do Enem.

Um ambiente favorável ao aprendizado tem:

Experiência prática e estímulo à curiosidade: Na Monteiro, a criatividade é um valor estimulado diariamente por meio de experiências práticas. Espaço Maker, estímulo ao “faça você mesmo”, laboratórios, projetos, feiras e eventos para aplicar o conhecimento adquirido.
Tempo para respirar e autoconhecimento: Aulas de ioga semanais em todas as séries e um projeto batizado de “Bem-Estar” estão entre as iniciativas desenvolvidas para estimular o foco, a concentração, o autoconhecimento e o relaxamento.
Contato com a natureza: Não é segredo para ninguém que estar ao ar livre e em contato com a natureza é um antídoto a favor da saúde mental. Na Monteiro, a escola se amplia para além dos muros com leituras, ioga e até Educação Física ao ar livre, além de trabalhos de campo e estudos do meio.

Texto: Mosaico