Ser feliz na escola favorece aprendizado
Estudo realizado pelo The Economist Intelligence Unit, braço de pesquisa da revista The Economist, aponta que bem-estar e emoções positivas são muito importantes para o sucesso acadêmico, A pesquisa, encomendada pela Microsoft e realizada em 15 países, envolvendo mais de 700 profissionais da educação, aponta que o bem-estar emocional melhora a capacidade de compreensão e absorção do conhecimento e que as emoções positivas têm relação direta com o desempenho escolar.
“A escola é espaço de formação, de adquirir, consolidar e construir conhecimento, mas é também terreno fértil para desenvolver habilidades que serão cruciais na vida e na profissão, como liderança, autonomia, iniciativa, responsabilidade, capacidade de trabalhar em equipe, empatia, entre outros”, considera Penha Tótola, diretora pedagógica da Escola Monteiro.
Segundo ela, ao longo dos mais de 50 anos de vida da escola, aliar aprendizado e bem-estar tem sido um objetivo diário. “Enxergamos o aluno como alguém que tem uma história, que carrega experiências, que tem habilidades, sonhos, projetos, e que está inserido num contexto social. Ele também é protagonista desse aprender-ensinar, e ajuda a construir o conhecimento, a dar sentido ao que aprende”, reforça.
Dentro da proposta de oferecer formação ampla e diferenciada a seus alunos, a Monteiro desenvolve projetos e viabiliza experiências que vão muito além do conteúdo básico estabelecido pelas diretrizes curriculares.
Espaço Maker, laboratórios, estudos do meio que vão dos arredores da escola até outros estados e países, assembleias de alunos, feiras, eventos de integração e esporte, aulas semanais de ioga, entre outros projetos, fazem parte do dia a dia. “A ideia é tornar o aprendizado mais dinâmico, atrativo e capaz de dialogar com as demandas desse aluno dos novos tempos”, explica.
Texto: Mosaico