- (27) 3325-3941
Diante das mudanças previstas na nova Base Nacional Comum Curricular (BNCC), acrescentamos uma nova configuração ao Ensino Médio para o ano de 2022 em diante.
Alinhado à proposta pedagógica e às práticas cotidianas da Monteiro, o Novo Médio tem como principal característica a potencialização da autonomia dos alunos. Essa nova configuração visa o desenvolvimento de competências e o aprofundamento de conhecimentos para além dos vestibulares, já que os estudantes são estimulados e orientados em processos de autoconhecimento e reconhecimento da própria identidade a partir da 1ª série.
Com a realização de atividades que promovem a livre manifestação de ideias e incitam o pensamento crítico, os alunos são levados a identificar suas aspirações pessoais e profissionais, descobrindo o que gostam ou não. Assim, a partir da 2ª série, eles são levados a escolher uma trilha de conhecimento para se dedicar, de maneira aprofundada, à área de Ciências Humanas e Linguagem ou à de Ciências Naturais e Matemática – exploradas de maneiras específicas no Projeto de Vida.
Nossos alunos são auxiliados na construção de sua autonomia pois acreditamos que o resultado obtido nos vestibulares é apenas consequência de um ensino com bases conceituais, procedimentais e atitudinais sólidas. Nosso objetivo é prepará-los não apenas para a universidade ou o mercado de trabalho, mas para a vida.
Oferecemos uma formação completa a nossos alunos, considerando sua saúde física e emocional e os impactos positivos do bem-estar na aprendizagem. Por isso, em 2019, alteramos o horário de início das aulas para a 1ª série, que passaram a começar às 8h – iniciativa pedagógica pioneira no Estado.
Nossa proposta para o Ensino Médio é manter nossos alunos informados sobre as mudanças e transformações do mundo. Na Monteiro, faz parte da rotina escolar estimular habilidades e competências histórico-sócio-culturais, viabilizando o contato dos estudantes com notícias e diversidade de informações. Acompanhados por professores, eles são levados a conhecer e analisar a realidade que nos cerca. Os estudos ocorrem de maneira interdisciplinar: em nosso planejamento, destacamos temas específicos trimestralmente, nos quais as disciplinas e seus respectivos projetos se apoiam, ganhando novos significados e condições de serem trabalhados juntos.
Promovemos projetos, palestras, visitas de estudos do meio, debates e outras atividades para incitar a sensibilização e a humanização nos alunos. Investimos no desenvolvimento artístico, no incentivo à participação deles em projetos sociais e na capacitação para a produção de textos, que ocorre com orientação individualizada. Além de estimulá-los a expressar a própria identidade, ouvimos e acolhemos seus hobbies, iniciativas e ideias. Valorizamos a individualidade e estimulamos as potencialidades de cada estudante enquanto ser humano. Na busca pela constante modernização e diferenciação do Ensino Médio, nossas metodologias e currículo são abertos a mudanças.
Os alunos podem realizar as atividades escolares em espaços dinâmicos, estruturados e seguros. Nos estudos do meio, levamos a sala de aula conosco, acreditando que o conhecimento está em todo lugar. Assim, incentivamos mais formas de reconhecimento do espaço público, aplicando metodologias e procedimentos para o enriquecer o aprendizado, nesta fase final do Ensino Básico.
Constantemente dedicados à formação integral e cidadã dos alunos, sustentamos nossos propósitos educacionais por meio de um quadro de profissionais qualificados, que trabalham a ética, o respeito às diferenças e a solidariedade. Ao prezar por um ambiente de reflexão, crítica, autonomia e acolhimento, buscamos criar, nos alunos, respeito por sua individualidade e senso de coletividade, conscientizando-os de sua importância na sociedade e de suas ações no mundo.
© Copyright 1969 – 2024 | Escola Monteiro | Todos os direitos reservados