Marina Maia
Neste mês de fevereiro, o Hall das Artes da nossa escola, espaço onde apresentamos as peças artísticas de membros da Comunidade Monteiro, está ainda mais colorido e inspirador. O motivo disso é a exposição de obras especiais da nossa ex-aluna Marina Maia. A artesã capixaba, formada em Publicidade e Propaganda, já criou marcas voltadas para os mundos da ilustração (@mmaia.art) e decoração (@maia.br_), além de ter exposto seus trabalhos em locais renomados de São Paulo, como a Pinacoteca. Marina é apaixonada por obras que envolvem macramê, técnica que utiliza nós de barbantes, por exemplo. Ela se emocionou ao retornar à escola onde se formou e que despertou seu interesse pela área artística, quando ainda era criança.
Segundo Marina, foi uma honra voltar à escola e expor suas obras. “Acredito que a Monteiro seja a melhor escola do Estado. Tenho minhas melhores lembranças da infância lá. Nada faz mais sentido do que levar a arte de volta à escola, que foi muito importante para meu desenvolvimento como artista e ser humano”, disse.
Um dos principais objetivos de ter as obras expostas no Hall das Artes é poder inspirar outros/as alunos/as. “Eu passei uma tarde inteira na escola, conversei muito com os alunos. Acredito que eles podem se inspirar, caso tenham interesse pela Arte. Se eu pude, eles também podem conseguir”.
Jackeline Gusman
Uma das profissionais que fizeram parte da formação de Marina, quando ela ainda tinha 10 anos, é a nossa professora do Ensino Fundamental I, Jackeline Gusman. Hoje ela é professora regente. “Marina era sempre muito curiosa e artística, além de ser dedicada e concentrada. Sempre foi extremamente detalhista. Ela percebia detalhes que eram surpreendentes para a idade dela. Eu tenho um orgulho muito grande de ter participado da formação e de saber que ela conseguiu atingir sucesso profissional”, disse a professora, emocionada.
Hall das Artes
Maria da Penha Totóla
Segundo a nossa diretora pedagógica, Penha Totóla, a escola sempre teve tradição em valorizar todas as expressões artísticas, tanto de seus/suas alunos/as, quanto de outros talentos.
“Ter um hall para exposições é fundamental, pois este espaço demarca a relação com os nossos/as alunos/as, ex-alunos/as e outros/as artistas”. A diretora acredita que um dos objetivos do projeto é possibilitar aos/às estudantes a diversidade de saberes. “Queremos apresentar culturas, experiências e práticas artísticas, além de outras conexões que a Arte nos leva a viver”, finalizou.