Publicado em 23/01/2019
*Por: Mariana Gomes
A humanização e o dinamismo trazem novas expectativas para o Ensino Médio da Monteiro. No dia 29 de outubro, foi apresentado aos pais a nova proposta pedagógica para o segmento. Na oportunidade, além do projeto pedagógico, uma nova sala de aula com um layout mais clean, sofisticado e inovador foi apresentado.
A partir de 2019, as aulas iniciarão em um novo horário. Começarão às 08 horas e o encerramento será às 12h30, com um intervalo de uma hora para almoço. De segunda a quinta-feira, as aulas no período vespertino serão até às 17h30 e nas sextas-feiras, somente no período matutino.
A expectativa, segundo o coordenador do Ensino Médio, Élio Serrano, é que o novo horário deixe os alunos mais atentos, tendo em vista que recentes pesquisas demonstram que a possibilidade de execução de atividades com excelência tende a ocorrer mais tarde.
O horário das 07 horas, normalmente praticado por todas as escolas, facilita a logística das famílias que acabam por aproveitarem os meios utilizados para se locomoverem até os seus trabalhos, para o traslado dos alunos até a escola. No intuito de não atrapalhar o planejamento das famílias, o horário de funcionamento da escola permanecerá o mesmo, já que, não haverá alterações para os outros segmentos. A Monteiro irá oferecer, para os alunos do Ensino Médio que chegarem às 07 horas, atividades como “cafés” filosóficos, leitura de notícias diárias em jornais, acompanhamento de telejornais matutinos com intervenção dos professores, entre outras.
Além do horário, o novo formato também vai contar com professores especializados em Ensino Médio para ajudar na administração do segmento. As aulas no período vespertino serão mais robustas e para isso, o ambiente de estudos necessita ser mais aconchegante. Segundo o coordenador, “a forma como a gente precisa educar esse aluno do século XXI não pode mais ser só no ambiente que a gente conhece: cadeira, quadro e nada mais”. Por isso, a sala de aula foi reformada, ganhando uma bancada mais alta, para que os alunos possam também trabalhar em pé, uma iluminação diferenciada, sonorização, ventilação especial, além de, uma televisão e um projetor interativo conectado à rede, tornando as aulas mais dinâmicas e humanizadas.