(Foto: Acervo Monteiro)

Com o avanço da tecnologia e a popularização dos dispositivos eletrônicos, o letramento infantil na era digital tornou-se um tema de grande relevância. A habilidade de ler, escrever e interpretar textos já não é mais suficiente para garantir que as crianças estejam aptas a navegar com segurança e discernimento no mundo digital. O assunto é tratado como essencial no desenvolvimento dos/as alunos/as da Escola Monteiro, principalmente na fase de alfabetização das crianças.

O letramento digital é essencial para que os/as estudantes possam desenvolver competências necessárias para utilizar as tecnologias de forma responsável, crítica e criativa. Isso envolve não apenas o conhecimento técnico, mas também a capacidade de compreender e avaliar informações disponíveis na internet, identificar fontes confiáveis e utilizar os mecanismos para momentos de aprendizagem.

No entanto, é preciso atenção na hora de usar a tecnologia, pois se utilizada de forma equivocada, pode gerar distrações nas crianças, além de certa dependência das ferramentas. De acordo com a professora do 1º ano da Monteiro, Penha, os/as alunos/as da escola fazem uso do aplicativo Árvore de Livros, que é uma biblioteca virtual.

“Na escola, os/as estudantes, costumam acessar a biblioteca virtual em algumas aulas, e são incentivados fazer o mesmo em casa com a família. Também, acontece uma troca de informações entre os próprios alunos/as sobre os livros que leram no aplicativo.”, comentou Penha, professora do 1° ano B da Escola Monteiro.

Segundo a professora, o aplicativo fornece liberdade aos estudantes na hora da escolha dos títulos e isso faz com que haja interação e troca de experiências com diversos colegas. “Ali, eles têm a liberdade de escolher, como numa biblioteca mesmo, só que no mundo digital em que estão cada vez mais inseridos, as cores e os desenhos, por exemplo, chamam bastante atenção”.

Penha professora do 1° ano B

Luma bibliotecária e Karla professora do 1° ano B 

Fazer correção ortográfica – A bibliotecária da Monteiro, Luma, explica que o aplicativo possui mais de 30 mil títulos, entre livros e periódicos, e como ele funciona. “Quanto mais livros são lidos, mais ‘moedas’ os/as alunos/as ganham para ‘comprar’ mudas de árvores virtuais para plantarem sua própria floresta dentro do aplicativo”. Ainda segundo a bibliotecária, nesse ponto, a tecnologia tem sido uma grande aliada no estímulo à leitura dentro da Monteiro. “Os/as estudantes têm acesso de forma mais rápida aos títulos de interesse e, com isso, podem selecionar quais irão adquirir na forma física”, ressaltou.

Já a professora Karla, também da turma do 1º ano, acredita que seguindo algumas regras, o uso da tecnologia na alfabetização das crianças é muito importante. “A tecnologia, quando usada de forma intencional e com limites de tempo para não ser prejudicial, é muito interessante e rica, pois ela traz para os/as alunos/as, que são nativos/as da era digital, o lúdico e o faz de conta, garantindo o acesso através deste meio tecnológico”.

As alunas da Monteiro, Luísa e Sofia, que estão no 1º e 5º ano, respectivamente, são exemplos de estudantes empolgadas quando o assunto é tecnologia e aprendizagem. Segundo o pai das duas, Danilo, os games que existem em aplicativos da Monteiro são ótimas ferramentas para proporcionar o aprendizado.

“Desde que usadas de modo controlado e didaticamente manejado, fazendo uso como recurso didático ou utilizando sua dimensão lúdica e prazerosa como inspiração para o planejamento das atividades escolares”, comentou Danilo.

Ainda segundo ele, a filha mais velha, Sofia, utiliza bastante a internet e ferramentas como o tablet para a realização de pesquisas para as disciplinas escolares da Monteiro. “Por conta disso, penso que, em nossa experiência, o uso da tecnologia tem colaborado muito para a aprendizagem das duas e, por consequência, facilitado o acesso à informação das duas enquanto alunas da Monteiro”, finalizou.

Sendo assim, o letramento infantil é essencial para o desenvolvimento e formação educacional das crianças, e aprender a lidar de forma correta e supervisionada com as tecnologias é crucial, isso porque elas podem ser importantes instrumentos nesse processo. Com o uso de aplicativos, jogos educativos e livros digitais, além de outras ferramentas tecnológicas, é possível estimular o aprendizado de forma lúdica e interativa, despertando o interesse e a curiosidade das crianças.

Danilo pai das alunas Luísa e Sofia, que estão no 1º e 5º ano. (Acervo Monteiro)

No entanto, em uma era digitalizada e de tecnologia integral, para assegurar a eficácia no processo de letramento, é importante que os pais e educadores supervisionem o uso dessas tecnologias. Dessa forma, garantindo que elas sejam utilizadas de forma consciente e responsável, em benefício do aprendizado e do desenvolvimento infantil.

Texto – Eduardo Maia e Devid de Paula