Os/as alunos/as do Ensino Fundamental 2 têm o prazer de apresentar a Mostra de Teatro Monteiro. Com o apoio e orientação dos/as professores/as, os/as estudantes das turmas A’s se apresentarão nos dias 22 e 29 de junho, enquanto as turmas B’s terão suas apresentações no próximo trimestre. Os/as alunos/as mergulharam em um universo de criação e produção, inspirados por obras literárias como “O Menino no Espelho”, “Minha Querida Assombração”, “A Investigação do Caso Hamlet” e “Não Deixe Escapar Provas”.

A Mostra de Teatro Monteiro promete transportar o público para um mundo de emoções, reflexões e entretenimento. Através da magia do teatro, os jovens dão vida a personagens complexos e desvendam mistérios intrigantes.

Para a realização da Mostra de Teatro, os/as alunos/as do 6º ano A ficaram encarregados de adaptar teatralmente o livro “O Menino no Espelho”, que conta a história de Fernando, um menino de 10 anos entediado com as tarefas do dia a dia. Ele anseia por ter um clone que possa assumir suas responsabilidades enquanto ele se diverte. Assim, um acontecimento inesperado torna seu sonho realidade: seu reflexo no espelho ganha vida e sai do mundo refletido. A peça será realizada no dia 22 de junho.

Já o livro “Minha Querida Assombração” ficou a cargo de ser representado pelos/as alunos/as das turmas do 7° ano A, no dia 22 de junho. Nesse caso, a história se desenrola em meio às tradições caipiras. A história segue o sociólogo Paulo, que retorna para casa com uma notícia empolgante para seus filhos Francisco, Rita, Fernando e Luísa: eles irão passar uma semana em uma antiga fazenda no interior. Ao chegarem à Fazenda Velha, localizada em Três Córregos, a família é calorosamente recebida pela proprietária, dona Santa. Porém, de repente, eventos estranhos começam a ocorrer, envolvendo todos em uma trama sobrenatural.

A Minha Querida Assombração

Hamlet

A peça “A Investigação do Caso Hamlet” ficou sob a responsabilidade dos/as alunos/as do 8° ano A. A peça escrita entre os anos de 1599 e 1601 por William Shakespeare, Hamlet é amplamente reconhecida como uma tragédia. A trama se desenrola na Dinamarca e narra a história do Príncipe Hamlet, cujo objetivo é vingar a morte de seu pai, o rei Hamlet, que foi executado por seu próprio irmão, Cláudio. Após envenenar o rei, Cláudio se casa com a rainha e assume o trono do país. Agora, em 2023, o 8º ano decide reimaginar a obra, trazendo uma nova versão de Hamlet, desde o título até a trama e o novo contexto. Nesta nova abordagem, a jovem personagem Cateline, vinda de uma outra história, se esconde no castelo para auxiliar Hamlet a descobrir o assassino de seu pai. A peça tem data marcada para ser apresentada no dia 29 de junho.

Ainda no dia 29 de junho, sob livre inspiração de duas obras literárias clássicas, “Romeu e Julieta” de William Shakespeare e “O Enterro de Jorge Raskolnikov”, o núcleo de dramaturgia do 9º ano A criou o texto intitulado “Não Deixe Escapar Provas”. Essa produção teatral traz à cena um contexto único, onde momentos reveladores e inesperados do comportamento humano são explorados e apresentados ao público. A peça é uma verdadeira imersão na complexidade das emoções e nas surpresas que a natureza humana pode revelar.

Durante essa emocionante jornada artística, os/as alunos/as exploraram personagens fascinantes, cenários envolventes e tramas intrigantes. Cada peça foi cuidadosamente selecionada para desafiar e inspirar os/as jovens artistas, proporcionando a oportunidade de vivenciar diferentes estilos e temáticas teatrais.

Durante essa emocionante jornada artística, os/as alunos/as exploraram personagens fascinantes, cenários envolventes e tramas intrigantes. Cada peça foi cuidadosamente selecionada para desafiar e inspirar os/as jovens artistas, proporcionando a oportunidade de vivenciar diferentes estilos e temáticas teatrais.

Sobre a Mostra de Teatro Monteiro

A Mostra de Teatro Monteiro se destaca como um evento emocionante e inspirador, envolvendo as turmas do Ensino Fundamental 2 e, além disso, é uma oportunidade excepcional para os/as estudantes demonstrarem suas habilidades artísticas e explorarem diversas facetas das artes cênicas.  A professora de Teatro da Monteiro, Lorena Lima – pós-graduada em Teatro e Educação, atriz fundadora do Grupo Beta de Teatro, diretora teatral, dramaturga, escritora, preparadora de elenco para cinema e produtora cultural – é quem comanda esse evento.

De acordo com ela, o objetivo da Mostra é oferecer aos/as alunos/as os conceitos básicos do teatro, através dos jogos teatrais sistematizados por Viola Spolin, que visam estimular o desenvolvimento das capacidades de auto expressão e comunicação.

Além disso, segundo ela, também é a proposta do evento promover o entrelaçamento entre os/as jovens: “Oportunizar a troca de experiências, tendo como prioridade o exercício diário do respeito por si e pelo outro de maneira sensível e acolhedora”, comenta a professora.

Além disso, a professora também destaca a intenção da Mostra de Teatro, deixando em evidência a intenção de fomentar os princípios básicos da linguagem, como ouvir, ver, tocar e agir de maneira verbal. Além de estimular a descoberta de aptidões e talentos, valorizando os potenciais individuais, coletivos e, também, aprimorando as habilidades cognitivas: “Aprimorar a percepção estética, imaginação, criatividade, consciência corporal, intuição, memória, reflexão e emoções. Introduzir o conceito de espaço cênico, criação de personagem, foco, ação, exploração e experimentação de atividades expressivas”, ressaltou.

Alunos/as em um exercício teatral.

O poder transformador do teatro na educação: desenvolvendo habilidades e preparando para a vida

O Teatro é uma poderosa ferramenta pedagógica, com o potencial de transformar a experiência educacional, ajudando a socializar, superar a timidez, memorizar falas, cantar e desenvolver uma série de habilidades que beneficiam o crescimento pessoal. Para a professora Lorena Lima, o Teatro na escola não pretende formar artistas, mas sim buscar a formação do sujeito por meio de uma abordagem pedagógica e humanizada: “O principal foco é proporcionar um espaço para a experimentação, onde são exploradas diversas possibilidades de erro e desconstrução de limitações” Comenta, Lorena.

Na escola, o Teatro também tem a função de promover o exercício diário de reflexão sobre as relações interpessoais, como a empatia, o acolhimento e o respeito às diferenças. Além disso, como já supracitado, o objetivo é desafiar e inspirar os/as alunos/as, buscando a compreensão estética das complexas formas de existência e expressão.

Lorena Lima – Professora de Teatro

“Ao compreendermos que estamos conectados por ações organizadas, e ainda assim podermos experimentar diversas emoções, é possível nos organizar, produzir, enfrentar desafios e compartilhar experiências”, contextualiza Lorena. 

“Sentimentos como medo, alegria, tristeza e raiva fazem parte dessa jornada, mas ao mantermos o foco e confiança, percebemos que não estamos sozinhos. Somos parte de um todo e juntos somos mais fortes para alcançar nossos objetivos planejados”, concluiu.

Sendo considerada uma expressão humana, a arte teatral tem base na semiótica e na cultura, proporcionando aos envolvidos um meio valioso de se expressar e explorar o mundo ao seu redor. Dentro do ambiente escolar, o teatro pode ser utilizado como uma ferramenta para desenvolver as potencialidades dos/as alunos/s e prepará-los/as para a vida. Através da participação em práticas educativas teatrais, o indivíduo aprende de forma lúdica, criativa e significativa.

Ao participarem de atividades teatrais, os indivíduos em desenvolvimento são estimuladas a explorar diferentes personagens, situações e histórias, permitindo que desenvolvam a imaginação, a expressão verbal e corporal, a empatia e a capacidade de trabalhar em equipe. Além disso, o Teatro proporciona um ambiente seguro para que todos/as experimentem e superem a timidez, ganhando confiança em si mesmos/as e em suas habilidades.

Veruska Pinheiro, mãe de Igor Pinheiro, um dos alunos que participará da Mostra,  expressou seu entusiasmo e crença no poder transformador do momento. Dessa forma, ela compartilha suas expectativas sobre o impacto que essa experiência terá na vida de seu filho. “Eu acredito que a participação do Igor na mostra de teatro pode despertar um interesse genuíno e duradouro por outras expressões de arte”, afirma Veruska. “O Teatro é capaz de apresentar um universo novo, cheio de infinitas possibilidades de manifestações artísticas.”

Veruska reconhece que o Teatro vai além de uma simples performance, pois abrange uma série de habilidades e ações fundamentais para a realização de um espetáculo memorável. Ela ressalta: “Além disso, o teatro explora a organização, o planejamento, a pesquisa e tantas outras ações necessárias para a concretização de um espetáculo”. Por fim, ela demonstra sua ansiedade para o evento: “Estou muito ansiosa pela Mostra, pois acredito no poder de transformação social do Teatro. Assistir ao meu filho encenado com seus colegas e colhendo os frutos de  trabalho em equipe será emocionante, contagiante e que me enche de esperanças de que ele nunca se canse em buscar novos objetivos’.

A Mostra é resultado de um trabalho coletivo, em que cada aluno/a contribuiu com sua criatividade e talento, se mostrando verdadeiros protagonistas em cada cena. É uma oportunidade única para celebrar o poder transformador do Teatro e valorizar o empenho destes/as jovens artistas em criar um espetáculo memorável. 

A Mostra de Teatro Monteiro é um evento imperdível, que acontecerá nos dias 22 e 29 de junho, no Palácio da Cultura Sônia Cabral, de 19h às 21h. Além disso, ele valoriza o Teatro como forma de expressão artística, enriquecendo a formação dos/as estudantes, proporcionando experiências inesquecíveis e desenvolvendo suas habilidades pessoais e sociais.

Veruska e Igor Pinheiros