Proposta Pedagógica
A participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem faz com que ele desenvolva suas potencialidades de compreensão e análise, além da progressiva formação do pensamento crítico.
Levar o aluno a tornar-se independente
Trabalhamos para levar o aluno a tornar-se independente quanto à sua capacidade de busca e compreensão dos assuntos. Isso é feito pelo estímulo à sua participação nas aulas, tanto por meio de observações e leituras quanto por experiências vividas e deduções objetivas.
A participação ativa do aluno em seu processo de aprendizagem faz com que ele desenvolva suas potencialidades de compreensão e análise, além da progressiva formação do pensamento crítico, fundamental em todo o seu desempenho e na elaboração de conceitos pessoais que orientarão sua vida futura.
Essa é a nossa Escola. Ao longo dos anos, nos transformamos ao mesmo tempo em que conservamos nossos ideais e valores, acreditando, sempre, na humanização do ensino e que tudo pode ser melhor do que está. Consideramos o aluno como protagonista de sua história e visamos a construção integral de cidadãos preparados para fazerem a diferença no mundo, reconhecendo que o ser humano nasceu para ser feliz.
Nossos eventos
A Escola Monteiro é conhecida por sediar uma variedade de eventos ao longo do ano, proporcionando uma experiência educacional rica e diversificada para seus alunos, pais e comunidade em geral.
Semana Cultural
A Semana Cultural na Escola Monteiro é um evento interno com atividades artísticas e literárias ao longo de uma semana, envolvendo todos os segmentos da escola. Inclui feira de livros, visitas a cinemas e teatros, palestras e apresentações artísticas. Termina com a Festa da Família no sábado, aberta a toda a comunidade escolar.
Festa Junina
A Festa Junina na Escola Monteiro é uma festa aberta à comunidade com danças e barracas de comidas típicas. Realizada no início de junho, arrecada alimentos através de um ingresso solidário para ajudar instituições de apoio. Cada ano tem um tema explorado pelos professores para enriquecer o aprendizado dos alunos, valorizando a cultura popular e camponesa e evitando estereótipos negativos.
Olhamos para o futuro buscando fazer a diferença na formação de cada aluno. Moderno é humanizar!
Penha Tótola Diretora Pedagógica