Divulgação Monteiro
Pesquisas de instituições educacionais influentes, como o Learning Policy Institute dos Estados Unidos e estudos realizados por pesquisadores australianos, ressaltam a importância de um clima escolar positivo para o aprendizado efetivo. Relações positivas entre alunos e professores são identificadas como elementos cruciais para o melhor desempenho escolar.
O livro “Juventudes na Escola, Sentidos e Buscas” baseado em uma pesquisa com mais de oito mil jovens no Brasil, destaca que ter bons professores e amigos no ambiente escolar é um incentivo significativo para o estudo. O livro define bons professores como aqueles que são competentes, inovadores, compreensivos das dificuldades dos alunos e que estabelecem uma boa interação com eles.
Essas pesquisas enfatizam a importância de criar um ambiente escolar que promova a interação, o diálogo, a criatividade, a descoberta, o acolhimento e a parceria como fatores essenciais para alcançar resultados de aprendizagem positivos.
A diretora pedagógica da Escola Monteiro, Penha Tótola, compartilha essa perspectiva, destacando que um ambiente de segurança, apoio e acolhimento é fundamental para que crianças e adolescentes aprendam. Ela enfatiza que a humanização na educação não significa abrir mão das regras e da disciplina, mas sim olhar para o indivíduo em todas as suas dimensões e ajudá-lo a desenvolver autonomia, o que requer disciplina, compromisso, parceria e trabalho conjunto.
Ex-alunos da Escola Monteiro, como Guilherme Madeira e Renato Campos Braga, atribuem parte de seu sucesso acadêmico à atmosfera acolhedora e de apoio que encontraram na escola. Eles destacam que a Escola Monteiro não apenas os ajudou a sonhar, mas também a concretizar seus sonhos, combinando responsabilidade, compromisso, liberdade e atenção.
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