Alunos/as da turma do 3° série 2022 da Escola Monteiro (Imagem: Acervo Monteiro)

Mesmo diante dos obstáculos enfrentados pela pandemia, a nossa turma da 3ª série teve um ótimo desempenho no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Nossos/as alunos/as brilharam, alcançando resultados expressivos e destaque estadual e internacional. Uma de nossas alunas, Maria Eduarda Olindino, por exemplo, foi aprovada na Triton College, uma renomada faculdade de Illinois, nos Estados Unidos. Além dela, outros estudantes da Monteiro ficaram muito bem colocados na redação do Enem e conseguiram vaga em grandes universidades pelo país.

Esse resultado só foi possível, segundo os/as próprios/as estudantes, por conta das ferramentas de estudo que a Monteiro disponibilizou no período mais graves da pandemia. Segundo Maria Eduarda, se preparar para as provas no período pandêmico foi um desafio. “Foi uma época muito difícil, mas a Monteiro deu todo o apoio que eu precisava, fez todo o possível para que o ambiente fosse o mais agradável para os/as alunos/as”, destacou.

Maria Eduarda partirá para os Estados Unidos em agosto, após receber uma bolsa de estudos integral na Triton College por seu excelente desempenho acadêmico e habilidades no futebol. Ela relata que sua paixão pelo esporte começou antes de entrar na Monteiro, e desde então, a escola a apoiou em todos os aspectos, inclusive fornecendo aulas de inglês. Empolgada com a oportunidade de estudar em uma instituição renomada enquanto continua jogando futebol, Maria Eduarda planeja cursar Arquitetura e Urbanismo.

Maria Eduarda (Imagem: Acervo Monteiro)

Outro destaque nas provas do Enem foi obtido pela nossa aluna Caroline de Oliveira Costa, que passou para o curso de Estatística da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) em 1º lugar. “Eu acreditava que entraria pela minha nota do Enem, mas não esperava que seria na primeira colocação. A Monteiro foi fundamental para o meu processo de aprendizagem e para minha aprovação. Estudei na escola desde o 1º ano do Fundamental, então tudo que aprendi sei que a Monteiro teve influência”.

Nossos/as alunos/as também tiveram destaque na redação do Enem. Gabriela Zucoloto de Menezes, por exemplo, atingiu 980 pontos, de 1.000 possíveis. De acordo com ela, o ponto mais importante para o resultado alcançado foram as produções textuais semanais organizadas pela Monteiro. “Durante todo o ano, fazíamos uma redação por semana. Essa prática, ao meu ver, foi a mais importante na preparação para a redação. Sem a menor dúvida, os professores foram essenciais durante todo o processo”. O sonho de Gabriela é cursar Medicina na Universidade de São Paulo (USP), mas também analisa a possibilidade de estudar na Ufes e na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ).

Caroline de Oliveira (Imagem: Acervo Monteiro)

Gabriela Zucoloto e sua mãe Luciana Zucoloto (Imagem: Luciana Zucoloto)

Orgulho da mãe, Luciana Zucoloto, Gabriela é vista pela família como uma estudante dedicada e determinada. “Nada é melhor do que ver um filho feliz e colhendo os frutos de seus esforços. A Monteiro foi fundamental no suporte dos estudos, inclusive no suporte emocional dos alunos”, destacou.

Além de Gabriela, outro aluno prodígio da Monteiro também obteve ótimo resultado na redação. Foi o caso de Murilo Nascimento, que atingiu 980 na prova textual. Segundo o aluno, o preparo para o exame foi desgastante, já que ele passava várias horas por dia estudando. “Além de estudar na Monteiro, eu ficava fazendo simulados e provas antigas até a noite em todos os sábados, por exemplo. No entanto, as coisas ficaram mais fáceis por conta dos professores da escola, que são amplamente capacitados. Assim que recebi a mensagem de aprovação no curso de Engenharia da Computação da Ufes, entrei em contato imediatamente com os professores para agradecer”.

Murilo Nascimento (Imagem: Acervo Monteiro)

Além de Gabriela, outro aluno prodígio da Monteiro também obteve ótimo resultado na redação. Foi o caso de Murilo Nascimento, que atingiu 980 na prova textual. Segundo o aluno, o preparo para o exame foi desgastante, já que ele passava várias horas por dia estudando. “Além de estudar na Monteiro, eu ficava fazendo simulados e provas antigas até a noite em todos os sábados, por exemplo. No entanto, as coisas ficaram mais fáceis por conta dos professores da escola, que são amplamente capacitados. Assim que recebi a mensagem de aprovação no curso de Engenharia da Computação da Ufes, entrei em contato imediatamente com os professores para agradecer”.

Ainda segundo Murilo, o segredo para o sucesso durante o período pandêmico foi seguir uma rotina de estudos. “Isso me ajudava a manter a saúde mental bem preservada”.

O pai de Murilo, Sandro Nascimento, comentou que ficou muito feliz quando soube da aprovação do filho. “Quando soubemos da nota na redação e que ele entrou na Ufes, ficamos muito felizes. Ele esteve na Monteiro desde o Fundamental 1, então penso que a parceria com a escola foi imprescindível”.

O professor de redação da Monteiro, Lúcio Manga, que foi um dos responsáveis pelo sucesso dos/as alunos/as na prova, explicou que o resultado positivo dos/as estudantes é fruto e uma preparação que começa ainda na 1ª série do Ensino Médio. “Existe uma trajetória de muito esforço e dedicação por parte dessa juventude que, na Escola Monteiro, são motivados a serem protagonistas da sua própria história”.

Uma das razões por trás dos resultados excepcionais alcançados pelos/as alunos/as, de acordo com Manga, é o processo formativo oferecido pela escola, que se baseia na humanização dos estudantes e na ampliação de sua capacidade de produção artística e cultural. “Esses aspectos expandem a visão desses jovens e os tornam mais sensíveis à realidade. Esse processo formativo tem sido fundamental para o sucesso dos nossos alunos/as”.

Professor de redação da Monteiro, Lúcio Manga (Imagem: Acervo Monteiro)

Texto: Eduardo Maia